Perfil do Director


Nome: Dr. Pedro António Moçambique
Grau Académico: PhD
Docência: Professor Titular do Mestrado em Conservação e Utilização de Recursos Fitogeneticos

O CRF foi criado com a missão de ser um centro de conservação, investigação e utilização de recursos fitogenéticos, assim como para a formação de quadros isto é, dando estágios ao nível de licenciatura e de pós-graduação com interesse na área de recursos fitogenéticos.

De uma forma geral O CRF exerce as suas actividades em dois eixos principais que se enquadram na estratégia do desenvolvimento sócio-económico do país. Estes são a formação de quadros e a segurança alimentar no contexto agrícola.

O CRF faz parte da rede regional de recursos fitogenéticos da SADC com a sede regional em Lusaka, Zambia.

A nossa linha de investigação é a conservação e utilização de recursos fitogenéticos.

As actividades de conservação e utilização de recursos fitogenéticos iniciaram em 1988 em estreita colaboração entre o Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (hoje Ministério da Agricultura) e a Universidade Agostinho Neto, através da Faculdade de Ciências.

Em 1990 foi estabelecido o Centro Fitogenético de Luanda na Faculdade de Ciências pela Professora Elizabeth Matos. O Centro Fitogenético de Luanda seria um banco “satélite” do Banco Nacional de Sementes que se projectava ser no Instituto de Investigação Agronomica (IIA), na Chianga, na província do Huambo, sob orientação do Professor Fernando Marcelino.

Em 1991 foram realizadas as primeiras colecções de recursos genéticos em Angola nas províncias da Huíla e Cunene pela Professora Elizabeth Matos. A partir de 1990, o Centro Fitogenético de Luanda desenvolveu-se progressivamente e em 1995 transferiu-se para o prédio do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC).

Entretanto as colecções de trabalho dos programas de melhoramento na Estação Experimental do IIA na Chianga, Província do Huambo, orientadas pelo Prof. Fernando Marcelino foram destruídas durante a guerra pós-eleitoral.

Em resultado dessa destruição, e devido à ocupação da província, foi decidido pelo Ministro da Agricultura que o Centro Nacional de Recursos Fitogenéticos (CNRF, hoje CRF) da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto (UAN) assumisse a responsabilidade da colheita e conservação ex situ dos recursos fitogenéticos.

O CNRF foi criado por despacho nº23/GR/98 e oficialmente inaugurado no prédio CNIC no dia 11 de Novembro de 1998, sete ano após o estabelecimento de um centro de recursos fitogenéticos na Faculdade de Ciências. Desde Fevereiro de 2000, o CNRF é objecto de um protocolo de colaboração entre a Universidade Agostinho Neto e o Ministério da Agricultura.

Localização


Prédio da Ciência e Tecnologia (CNIC)
Avenida Ho Chi Min, Nº 201
P.O Box 10043 (BG)
Luanda, Angola
Telefone: +244 911 72 52 22 / +244 222 350 495
Email: crf.uan@gmail.com

Colecção de Recursos Fitogenéticos

crf3a
crf2
crf1