A nossa visão é transformar a UAN numa instituição de referência internacional, reconhecida pela excelência do Ensino e da Investigação Científica, comprometida com o desenvolvimento humano, contribuindo para a coesão social, capaz de atrair e criar parcerias estratégicas que a coloquem até 2025 entre as 100 melhores universidades da África Austral.
Conheça a Universidade Agostinho Neto
A Nossa Visão
A Nossa Missão
A UAN tem por missão a formação integral dos seus estudantes, a produção, difusão e transferência do conhecimento científico, tecnológico e cultural, em favor das comunidades, de acordo com os mais altos padrões internacionais, tendo em vista contribuir para a aprendizagem ao longo da vida e proporcionar valor económico, social, político e cultural à Sociedade.
O Nosso Reitor
PEDRO MAGALHÃES, PH.D
Os Nossos Princípios
Integração dos três pilares da universidade
Proporcionar ao estudante da UAN um ambiente de ensino-aprendizagem que o habilite a ser crítico, de modo a procurar novo conhecimento, a difundi-lo e a contribuir para a sua aplicação no seio das comunidades.
Foco nas pessoas
Incidir a atenção da UAN sobre os recursos humanos, procurando criar condições para melhorar as suas expectativas profissionais, fazendo-os agir de acordo com os objectivos da Universidade.
Eficiência
Optimizar todos os recursos existentes (humanos e não humanos) e programar os novos investimentos na perspectiva de uma evolução com economias de escala reais.
Avaliação
Exercitar, de forma regular, a capacidade de avaliação crítica ao nível da universidade, por si própria (autoavaliação) e por entidades externas (incluindo os diferentes stakeholders), visando a melhoria contínua e a renovação.
Proactividade
Cultivar a dinâmica institucional baseada na antecipação e não exclusivamente na reacção aos factores endógenos e exógenos à UAN.
Os Nossos Valores
Responsabilidade social
A responsabilidade social é um valor igualmente consolidado na cultura organizacional da UAN, procurando contribuir para um desenvolvimento responsável e sustentável da Sociedade através da investigação, do ensino, da formação para a cidadania e da intervenção activa na comunidade, disseminando conhecimento e propondo soluções criativas e inovadoras para problemas locais/regionais e globais, estruturantes e fraturantes das sociedades contemporâneas – organizacionais, económicos, sociais, políticos, culturais e ambientais.
Rigor e transparência
Imprescindíveis para o exercício da melhoria da qualidade dos serviços prestados.
Trabalho em equipa
Para atingir resultados de melhor qualidade e encarar com menos dificuldades a competitividade; cada membro (discente, docente ou não docente, dirigente) se sente parte integrante, funcionando a UAN como um todo.
Cultura de mérito
Reconhecer que as conquistas de cada membro da UAN se devem ao esforço, abnegação e competência.
Equidade e coesão social
Contribuir, em todas as suas vertentes, para a construção de uma sociedade mais justa, sem nenhum tipo de exclusão.
Os Nossos Objectivos
Fortalecer a UAN, focando na qualidade do ensino, na captação dos melhores estudantes e na adequação da oferta formativa às necessidades do País.
Melhorar a qualificação dos funcionários não docentes, privilegiando as oportunidades de diferenciação, promovendo a melhoria do nível de formação e de desempenho.
Assegurar a melhoria contínua do desempenho da UAN, através da elevação dos níveis de qualidade dos seus processos de gestão, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os seus objetivos estratégicos.
Promover, de modo transversal em todos os domínios de intervenção da Universidade, a captação de fundos, de modo competitivo, diversificando as fontes de receitas, primando pela cultura de rigor e transparência.
Contribuir para a melhoria do apoio social aos estudantes mais desfavorecidos economicamente, promover a criatividade artística e encorajar a prática desportiva.
Aumentar as acções de extensão nas comunidades, identificando os seus problemas e concretizando projectos.
Melhorar a qualificação dos docentes e dos investigadores e promover a renovação dos quadros.
Estender a cooperação nacional e internacional aos domínios do ensino, investigação e extensão, de modo a desenvolver no estudante a capacidade de enfrentar ambientes de diversidade cultural, técnica e científica.
Contribuir para a melhoria do apoio social aos estudantes mais desfavorecidos economicamente, promover a criatividade artística e encorajar a prática desportiva.
Fortalecer a investigação científica na UAN, incrementando a cultura de investigação centrada no foco de converter a UAN num centro de excelência em produção científica e inovação, reforçando o papel dos Departamentos de Ensino e Investigação (DEI) e dos Centros de Investigação.
Reduzir o impacto negativo da dispersão geográfica das infra-estruturas das Unidades Orgânicas, redimensionando o projecto do Campus Universitário, numa perspectiva de partilha racional e eficiente de recursos e criando mecanismos de articulação em rede entre a Reitoria e as Unidades Orgânicas.