A Universidade Agostinho Neto (UAN) outorgou, hoje, dia 25 de Setembro de 2018, no Centro de Conferências de Belas, a título póstumo, o Título Doutor Honoris Causa ao seu Patrono e Primeiro Reitor, Dr. António Agostinho Neto.
A atribuição do Título deve-se a coragem e o sentido nacionalista e patriótico demonstrado por António Agostinho Neto numa altura difícil para o país e ao empenho na formação de quadros qualificados para ajudarem no processo de reconstrução e desenvolvimento da nação.
Durante a Cerimónia, a viúva de Agostinho Neto, Maria Eugénia Neto, recebeu do Reitor da UAN, Professor Doutor Pedro Magalhães, o Diploma em papiro, a vestes e a medalha de Reitor.
Maria Eugénia Neto apelou aos presentes a unirem esforços para a conclusão, faseadamente do o Campus Universitário, por formas a dotar a universidade de imóveis e infra-estruturas, tais como oficinas, laboratórios, hospital universitário e as residências dos professores e estudantes.
O título Honoris Causa (expressão em latim e usada actualmente como um título honorífico, que significa literalmente “por causa de honra”) é atribuído a pessoas mesmo que não tenham um curso universitário, mas no entanto tenham se destacado ou exercido grande influência em determinadas áreas como nas artes, literatura, ciências, política ou na promoção da paz.