A Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto realiza no dia 25 de Maio do corrente ano, a partir das 10h00, no seu Auditório, em Luanda, Rua Salvador Allende, nº 12, um ciclo de palestras, sob o lema África: História, Cultura e Sociedade.
A palestra inaugural será proferida pelo Vice-Decano para os Assuntos Científicos da Faculdade de Letras, Professor Doutor Petelo Nginamau Ne-Tava, apresentando o tema África, o grande desafio .
A actividade estará repartida em dois painéis temáticos, nomeadamente:
Painel 1. Língua, Cultura e Sociedade
Painel 2. Cultura, História e Sociedade.
Este ciclo de palestras tem como objectivo principal despertar a atenção e o interesse dos africanos, sobre a importância da identidade cultural, da história e da promoção do continente africano.
O dia 25 de Maio é considerado o Dia de África porque foi neste dia, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de Maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África. Em 2002 a OUA foi substituída pela União Africana mas a celebração da data manteve-se.
A data é celebrada em vários países de África e pelos africanos espalhados pelo mundo. Em países como o Gana, o Mali, a Namíbia, a Zâmbia e o Zimbabwe, o Dia da África é um feriado.