A comunicação ocupa um lugar central nas sociedades contemporâneas. As ciências da comunicação constituem um campo científico e profissional em desenvolvimento e expansão, que se impõe como resposta rigorosa e criativa à grande complexidade das sociedades modernas. As exigências actuais do mercado de trabalho fazem com que as universidades formem não apenas profissionais com competência académica, mas também profissionais com forte capacidade criativa. São objectivos do curso de Comunicação Social: 1. Fornecer uma sólida formação na área das ciências sociais e humanas, a par de uma sólida preparação técnica nas áreas de jornalismo, multimédia, marketing e relações públicas; 2. Formar profissionais com formação polivalente e multidisciplinar, com espírito crítico e analítico e com capacidades conceptuais, técnicas e práticas nas áreas da comunicação social; 3. Proporcionar um conhecimento abrangente das tecnologias, técnicas e instrumentos de informação e comunicação; Introduzir um contacto intenso com as novas tecnologias de informação.
Variantes
O curso de Comunicação Social possui três variantes, a saber: 1. Jornalismo 2. Marketing e Relações Públicas 3. Multimédia Até 2012, funcionou a variante de Jornalismo. A partir de 2013, pensa-se pôr em funcionamento a variante de Marketing e Relações Públicas.
Saídas Profissionais
1. Os profissionais da área de Comunicação Social podem trabalhar em meios de comunicação social, serviços públicos e empresas de todas as áreas de actividade. 2. A aprovação no curso de Comunicação Social confere aos licenciados, a possibilidade de trabalho nas seguintes áreas: 3. Jornalismo (agências de informação, imprensa, rádio e televisão); 4. Assessoria ou consultoria de comunicação; 5. Assessoria de imprensa; 6. Publicidade e marketing; 7. Relações públicas; 8. Internet e comunicação interactiva; 9. Docência da comunicação empresarial ou institucional, tanto na educação formal, quanto na educação profissional.
Disciplina | Ano | Semestre |
---|---|---|
História dos media | 1 | Primeiro e Segundo |
Língua Inglesa – I | 1 | Primeiro e Segundo |
Língua Portuguesa – I | 1 | Primeiro e Segundo |
Métodos e P.Inv. C. S. e Humanas | 1 | Primeiro e Segundo |
Noções de Direito | 1 | Primeiro e Segundo |
Estatística descritiva | 1 | Primeiro |
Filosofia | 1 | Primeiro |
História de África | 1 | Primeiro |
Sociologia Geral | 1 | Primeiro |
Teoria da comunicação | 1 | Primeiro |
Ética/ deontologia profissional | 1 | Segundo |
História de Angola | 1 | Segundo |
Introdução à multimédia | 1 | Segundo |
Lógica | 1 | Segundo |
Noções de Economia | 1 | Segundo |
Sociologia/comunicação/media | 1 | Segundo |
Língua Inglesa – II | 2 | Primeiro e Segundo |
Língua nacional – I | 2 | Primeiro e Segundo |
Língua Portuguesa – II | 2 | Primeiro e Segundo |
Teoria e prática do jornalismo | 2 | Primeiro e Segundo |
Cultura e literatura angolana | 2 | Primeiro |
História Econ.e social de Angola | 2 | Primeiro |
Informática Apl.àCom. Social | 2 | Primeiro |
Métodos de invest. Jornalística | 2 | Primeiro |
Problemas sociais de Angola | 2 | Primeiro |
Teoria do texto | 2 | Primeiro |
Teoria política | 2 | Primeiro |
Demografia | 2 | Segundo |
Introdução a Marketing e Relações Públicas | 2 | Segundo |
Opinião pública | 2 | Segundo |
Psicologia social | 2 | Segundo |
Retórica e argumentação | 2 | Segundo |
Sociologia do consumo | 2 | Segundo |