Existe alguma dificuldade para enunciar uma definição de História, porque não há uma, mas várias definições. Para Heródoto (480 – 425 a.c.), cognominado Pai da História, a palavra História significava uma narração verídica e ordenada de factos humanos ocorridos no passado. Segundo H. I. Maroou, a História é “o conhecimento do passado humano…” Nos nossos dias, o conceito de história comporta um campo mais lato, designando o estudo de todos os acontecimentos importantes que se deram no passado. A História tem finalidades ou, se quisermos, funções sociais; destacamos 3 dessas funções: 1. Pedagógica: a história é a mestra da vida… As lições da história, portanto do passado, servem, no presente, para projectar o futuro. 2. Teleológica: a história é o meio para construir um futuro melhor… 3. Gnosiológica: a história visa simplesmente a procura da verdade sobre o passado humano. É importante referir que existem três “escolas” históricas: Marxista, Positivista e a dos Annales. Marc Bloch, historiador francês costumava comparar o bom historiador ao monstro da lenda: “onde farejar carne humana é que está a sua caça…” Hegel talvez tenha sido menos dramático, quando afirmou: “As épocas de felicidade da humanidade são páginas em branco no seio da história universal”. Como é evidente, as ocorrências negativas e tristes (guerras, assassinatos, conspirações, revoluções, etc.) preenchem mais páginas nos manuais de História, mas o homem, ao longo da sua milenar existência, tem produzido coisas boas, belas e úteis dignas de registo, tais como obras de arte, instrumentos de trabalho, conhecimento científico, concepção de leis, construção de cidades, manifestações culturais, entre outras “construções”. O Departamento de História herdou o curso de História que estava adstrito ao Departamento de Ciências Humanas da extinta Faculdade de Letras e Ciências Sociais. O mesmo está constituído por uma equipa dedicada e empenhada a marcar passos firmes a um sólido reconhecimento no campo académico, na base de um programa vinculado às tendências da disciplina a nível internacional.
Saídas Profissionais
O licenciado em História é um profissional que pode trabalhar como: 1. Técnico, pesquisador ou gestor de Centros, Institutos ou outras instituições de Ciências Sociais e Humanas, Arquivos Históricos, Museus, Casas de Cultura, Centros de Documentação, Bibliotecas, Instituições de Gestão e Protecção do Património Cultural (nacional, provinciais, municipais); 2. Docente/pesquisador no Ensino Superior (depois da Agregação Pedagógica) e no Ensino Secundário; 3. Assessor para Assuntos Culturais na Administração de qualquer instituição; 4. Adido Cultural nas diferentes representações diplomáticas de Angola no mundo; 5. Empresário cultural; Curador/Gestor de Fundações/Associações de natureza cultural; 6. Jornalista/Editor de Cultura nos diversos órgãos de comunicação social; 7. Gestor de Recursos Humanos nas diferentes instituições públicas e/ou privadas (depois de uma pós-graduação profissionalizante).
Disciplina | Ano | Semestre |
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História de África: da Antiguidade ao Séc. XVI | 1 | Primeiro e Segundo |
História de Angola: do Povoamento Antigo ao Séc. XVII | 1 | Primeiro e Segundo |
História do Oriente e da Europa na Antiguidade | 1 | Primeiro e Segundo |
Língua Inglesa I | 1 | Primeiro e Segundo |
Língua Portuguesa I | 1 | Primeiro e Segundo |
Linguística Africana | 1 | Primeiro e Segundo |
Métodos e Práticas de Investigação em CSH | 1 | Primeiro e Segundo |
Antropogénese e 1ªs Sociedades | 1 | Primeiro |
Filosofia | 1 | Primeiro |
Introdução às Ciências Sociais e Humanas | 1 | Segundo |
Métodos Quantitativos em Ciências Sociais | 1 | Segundo |
Técnicas de Informação e Comunicação | 1 | Segundo |
História da Europa e Ásia: do Séc. V ao Séc. XV | 2 | Primeiro e Segundo |
História das Religiões em África | 2 | Primeiro e Segundo |
História de Angola: do Séc. XVII ao Séc. XIX | 2 | Primeiro e Segundo |
História de África: do Séc. XVI ao Séc. XIX | 2 | Primeiro e Segundo |
Língua Inglesa II | 2 | Primeiro e Segundo |
Língua Nacional | 2 | Primeiro e Segundo |
Língua Portuguesa II | 2 | Primeiro e Segundo |
Antropologia Cultural e Social | 2 | Primeiro |
Arqueologia | 2 | Primeiro |
História e Ciências Sociais | 2 | Primeiro |
Lógica | 2 | Primeiro |
Métodos e Técnicas de Investigação: Fontes Escritas e Iconográficas | 2 | Segundo |
Sociologia Geral | 2 | Segundo |
História da Europa, Ásia e América: do Séc. XV ao Séc. XIX | 3 | Primeiro e Segundo |
História de África no Séc. XX: da Colonização até 1963 | 3 | Primeiro e Segundo |
História/Angola:/Séc. XIX a 1945 | 3 | Primeiro e Segundo |
Sociologia Urbana e Rural/ África | 3 | Primeiro e Segundo |
Disciplina de Opção I | 3 | Primeiro |
Discurso Histórico: das Narrativas Míticas à História-Ciência | 3 | Primeiro |
Métodos e Técnicas de Investigação: História Oral | 3 | Primeiro |
Disciplina de Opção II | 3 | Segundo |
Geografia Humana | 3 | Segundo |
Problemas Sociais de Angola | 3 | Segundo |
Arquivística, Biblioteconomia e Documentação | 3 | Primeiro e Segundo |
Estado-Nação em África: Problemas e Perspectivas | 4 | Primeiro e Segundo |
História da Europa, Ásia e América no Séc. XX | 4 | Primeiro e Segundo |
História de África Pós-Independência: Novos Desafios | 4 | Primeiro e Segundo |
História de Angola: de 1945 aos Nossos Dias | 4 | Primeiro e Segundo |
Trabalho/ Fim/Curso/Licenciatura | 4 | Primeiro e Segundo |
Ética e Deontologia Profissional em História | 4 | Primeiro |
Seminário de Opção I | 4 | Primeiro |
Seminário Metodológico p/ Elaboração do Trabalho de Fim de Curso de Licenciatura | 4 | Primeiro |
Epistemologia da História | 4 | Segundo |
Seminário de Opção II | 4 | Segundo |