Conservação e Utilização dos Recursos Fitogenéticos


Destinatários Biólogos, agrónomos, ambientalistas, licenciados e funcionários de instituições de investigação científica cuja natureza de trabalh0 relaciona-se aos recursos biológicos. Candidaturas: 18 candidatos Coordenação científica: Professor Doutor Pedro António Moçambique. Corpo docente

  • Prof Doutor Afonso Inácio Orth
  • Prof Doutor Altair Toledo Machado
  • Prof Doutor Adilson dos Anjos
  • Prof Doutor Maurício Sedrez dos Reis
  • Prof Doutor Miguel Pedro Guerra
  • Prof Doutor Rubens Onofre Nodari
  • Prof Doutor Charles Roland Clement
  • Prof Doutor Nivaldo Peroni
  • Prof Doutor Pedro António Moçambique
  • Prof Doutor António Alcochete
  • Doutor Teixeira Bige
  • Prof Dra Elizabeth Merle Matos
  • Dra Evaldina Jorge Henriques Fernandes Pedro
  • Dra Domingas Felícia Tomás
  • Dr José Pedro

Ensino e avaliação O sistema de avaliação consiste na realização de uma prova de exame, após o término da matéria de cada disciplina, sem descartar a possibilidade de uma avaliação contínua que dependerá essencialmente da sua natureza e do seu conteúdo programático no desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes no processo de ensino – aprendizagem. A classificação na prova de avaliação será feita numa escala numérica de 0 a 20, sendo a aprovação entre 10 e 20 valores. A classificação final de cada disciplina será a nota obtida pelo estudante na prova ou a média aritmética calculada entre esta prova e as outras consideradas na avaliação contínua. A média do Curso de especialização em Conservação e Utilização de Recursos Fitogenéticos será a média aritmética, calculada até às centésimas e arredondada às unidades das classificações obtidas nas unidades curriculares que o integram, considerando como unidade a fracção não inferior à 50 centésima. Organização O Mestrado terá uma duração de quatro semestres, compõe-se de um curso curricular especializado nos primeiros dois semestres e de uma dissertação a ser realizada nos terceiro e quarto semestre. As apresentações das dissertações estão planificados para o fim do quarto semestre. O mestrado é realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina do Brasil. Calendário: Início: Abril de 2014; Fim: Agosto de 2016 Propinas e taxas Taxa de inscrição: 10.000.00 kz Propinas: 30 000.00 kz / mês

Disciplina Objectivo Específico
Metodologia de Investigação Científica Objectivo específico: Introduzir aos mestrandos a metodologia cientifica e ao rigor da execução das diferentes etapas do curso do Mestrado.
Conservação de Recursos Fitogenéticos I Dar uma ampla introdução sobre a biodiversidade, os recursos fitogenéticos, sua importancia e utilidade, necessidades da conservação e utilização.
Biometria Objectivo específico: Aprofundar e consolidar os conhecimentos da bioestatistica necessários para e execução, analise e apresentação dos projectos de investigação.
Melhoramento Genético de Plantas Objectivo específico: Introdução a uma das principais áreas de utilizaçaõ dos recursos fitogenéticos, o melhoramento genético das plantas. Apresentar os principios genéticos de melhoramento das variedades de plantas e os metodologias utilizadas para aproveitar os RF.
Análise da Diversidade Genética Estudar a medição e interpretação da diversidade dos recursos genéticos utilizando métodos de caracterização morfológica, agronómica, molecular, no campo experimental e no laboratório.
Metodologias de Pesquisa Participativa e Melhoramento Genético Participativo Objectivo específico: Apresentar as bases teóricas e estudos de caso de participação dos agricultores na conservação e a utilização dos recursos fitogeneticos.
Origem e Domesticação de Plantas Cultivadas Descrever as causas das origens da agricultura e a historia da domesticação das plantas, os centros de origem e diversificação a nivel mundial.
Conservação de Recursos fitogenéticos II Habilitar os mestrandos com as capacidades da conservação de recursos genéticos ex situ a longo, médio e curto prazo.
Introdução a Genética Quantitativa Capacitar os mestrandos interessados em melhoramento de variedades com as ferramentas genéticas e estatísticas para analisar os resultados das suas experiências.
Biologia Reprodutiva das Plantas Estudar e influencia crucial dos sistemas reprodutivas das plantas em relação a conservação e utilização dos recursos fitogenéticos