JORNADAS AGOSTINHO NETO SETEMBRO-2017


A Universidade Agostinho Neto celebra o 95º aniversário do seu patrono e fundador da Nação, Dr. António Agostinho Neto, com um conjunto de actividades de reflexão académica e desportivas, inseridas no “Programa Jornadas Agostinho Neto Setembro 2017”, que vão do dia 15 ao dia 29 de Setembro.

A abertura das Jornadas Agostinho Neto Setembro 2017 acontece no dia 15 (Sexta-feira), às 8H00, na Faculdade de Letras, com um discurso da Reitora, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, seguindo-se a abordagem de três (3) temas, em forma de palestra, sobre “Pensamento Político e Geoestratégico de Agostinho Neto”, pelo professor Doutor Moreira Bastossobre “Neo-realismo na poesia de Agostinho Neto”, pela Drª Kanguimbo Ananás, e sobre “A alma sociológica na poética de Agostinho Neto”, pelo sociólogo Pedro de Castro Maria.

A moderação dos três temas será feita pelo professor Doutor Pedro Magalhães, Vice-Reitor para Área Científica e Pós-Graduação da Universidade Agostinho Neto.

Nos dias 16 e 23 de Setembro haverá actividade desportiva, nomeadamente provas de atletismo e futebol onze, envolvendo  funcionários da Universidade e equipas da Reitoria, das Faculdades  de Ciências, de Engenharia, das Ciências Sociais, de Letras, de Direito, do ISCISA- Instituto Superior de Ciências da Saúde e da ESHOTUR – Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

No mesmo âmbito e em comemoração de mais um aniversário da sua criação, que se assinala a 28,  no dia 27 de Setembro, a Universidade Agostinho Neto dará início à sua Conferência Científica sobre o tema “Investigar para o Desenvolvimento de Angola – Situação actual e Desafios”.

A Conferência terá lugar no Hotel Victória Garden. Reunirá mais de 500 participantes e funcionará em  quatro (4) painéis, designadamente: Painel 1 – Ciências Sociais e Humanidades; Painel 2 – Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias; Painel 3 – Ciências Médicas e da Saúde; e Painel 4 – Ciências Agrárias e Veterinárias.

Até o dia 31 de Agosto, data em que terminaram as inscrições, estavam registadas mais de 200 propostas de comunicações científicas, que estão a ser apreciadas pela Subcomissão Científica da Conferência ara conformar o programa definitivo da Conferência.