JORNADAS AGOSTINHO NETO SETEMBRO-2017


A Universidade Agostinho Neto celebra o 95º aniversário do seu patrono e fundador da Nação, Dr. António Agostinho Neto, com um conjunto de actividades de reflexão académica e desportivas, inseridas no “Programa Jornadas Agostinho Neto Setembro 2017”, que vão do dia 15 ao dia 29 de Setembro.

A abertura das Jornadas Agostinho Neto Setembro 2017 acontece no dia 15 (Sexta-feira), às 8H00, na Faculdade de Letras, com um discurso da Reitora, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, seguindo-se a abordagem de três (3) temas, em forma de palestra, sobre “Pensamento Político e Geoestratégico de Agostinho Neto”, pelo professor Doutor Moreira Bastossobre “Neo-realismo na poesia de Agostinho Neto”, pela Drª Kanguimbo Ananás, e sobre “A alma sociológica na poética de Agostinho Neto”, pelo sociólogo Pedro de Castro Maria.

A moderação dos três temas será feita pelo professor Doutor Pedro Magalhães, Vice-Reitor para Área Científica e Pós-Graduação da Universidade Agostinho Neto.

Nos dias 16 e 23 de Setembro haverá actividade desportiva, nomeadamente provas de atletismo e futebol onze, envolvendo  funcionários da Universidade e equipas da Reitoria, das Faculdades  de Ciências, de Engenharia, das Ciências Sociais, de Letras, de Direito, do ISCISA- Instituto Superior de Ciências da Saúde e da ESHOTUR – Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

No mesmo âmbito e em comemoração de mais um aniversário da sua criação, que se assinala a 28,  no dia 27 de Setembro, a Universidade Agostinho Neto dará início à sua Conferência Científica sobre o tema “Investigar para o Desenvolvimento de Angola – Situação actual e Desafios”.

A Conferência terá lugar no Hotel Victória Garden. Reunirá mais de 500 participantes e funcionará em  quatro (4) painéis, designadamente: Painel 1 – Ciências Sociais e Humanidades; Painel 2 – Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias; Painel 3 – Ciências Médicas e da Saúde; e Painel 4 – Ciências Agrárias e Veterinárias.

Até o dia 31 de Agosto, data em que terminaram as inscrições, estavam registadas mais de 200 propostas de comunicações científicas, que estão a ser apreciadas pela Subcomissão Científica da Conferência ara conformar o programa definitivo da Conferência.

CURSO DE QUANTUM GIS – SIG uma ferramenta de SIG acessível a todos


O Centro de Botânica da Universidade Agostinho Neto realizou no dia 25 de Julho, em Luanda, em parceria com a BIOTA-Estudos e Divulgação em Ambiente, um curso intitulado- Introdução ao Quantum GIS- uma ferramenta de SIG acessível a todos.

Presidiu o acto de abertura a Magnífica Reitora da UAN, Maria do Rosário Bragança  Sambo que na oportunidade referiu, “Hoje o sistema de informação geográfica, apresenta-se como uma ferramenta moderna e exequível, que garante aos docentes, Investigadores, Técnicos e estudantes, a identificação e realização do mapeamento da diversidade biológica”. A Magnífica  Reitora referiu ainda que o  “Centro de Botânica e a Faculdade de Ciências da UAN, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, apresentaram em Maio último os finalistas do Curso de Gestão e Governança Ambiental cujas dissertações mereceram a oportunidade de serem apresentadas na Conferência Científica a realizar em Setembro pela UAN. Seguem-se pois a conclusão de vários cursos de mestrados em funcionamento na nossa Universidade e desta forma os Centros de investigação dão um importante contributo para a prossecução dos objectivos estruturantes do Plano Nacional de Formação de Quadros”, destacou.

A Directora do Centro de Botânica Profª Esperança da Costa, destacou a relevância da realização destas ações de formação, por permitirem ir construindo capacidade técnica nacional que possa intervir em Estudos de Biodiversidade e Ambiente e fortalecer a capacidade de identificar, inventariar, monitorar os diferentes gradientes ecológicos em que se traduzem os vários e importantíssimos biomas que Angola possui.

A actividade de formação teve lugar no dia 25 de Julho do corrente ano, na sala MUPA do Hotel FÓRUM em Luanda, participaram nesta actividade docentes e investigadores da UAN, de outras Instituições de Ensino Superior, quadros do Ministério do Ambiente, do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como representantes de Organizações Não Governamentais e Empresas ligadas ao Ambiente.

O curso visou capacitar docentes, investigadores e técnicos, dotando-os de habilidades que permitam identificar a biodiversidade e realizar o mapeamento da diversidade biológica.

O Centro tem ainda agendado para o mês de Novembro a realização de um Workshop sobre Quantum GIS, enquanto ferramenta de apoio, acessível a todos.

Introdução a Quantum GIS-uma ferramenta de SIG


O Centro de Botânica da Universidade Agostinho Neto e a BIOTA – Estudos e Divulgação em Ambiente Lda. Têm a honra de o convidar à participar na acção de formação intitulada ”Introdução a Quantum GIS-uma ferramenta de SIG acessível a todos”.

A formação será leccionada pelo Professor Luís Filipe Sobral Ferreira da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, terá lugar no dia 25 de Julho entre as 8h30 e as 16h45, na Sala Mupa no Hotel Forum, travessa Ho Chi Min.

A Acção de Formação visa capacitar Docentes, Investigadores e Técnicos dotando-os de habilidades que permitam identificar a biodiversidade e realizar o mapeamento da diversidade Biológica.

As Inscrições são feitas enviando os dados Pessoais para os Correios electrónicos: manuelapedro1@hotmail.com/dofrasco@yahoo.com.br

Número de vagas: 40

Centro de Botânica da Universidade Agostinho Neto, aos 20 de Julho de 2017

Avenida Ho Chi Minh, Prédio de CNIC, 1º Andar. Ala Esquerda

Telefone – 914863959 / 923550165

manuelapedro1@hotmail.com/dofrasco@yahoo.com.br

 

WORKSHOP SOBRE: A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS FITOGENÉTICOS NA REDUÇÃO DA FOME E DA POBREZA


O Centro de Recursos Fitogenéticos (CRF) da Universidade Agostinho Neto (UAN), em parceria com a Fundação Sagrada Esperança,  realizam no dia 24 de Julho de 2017, a partir das 9h00, o Workshop sobre: A Contribuição dos Recursos Fitogenéticos na Redução da Fome e da Pobreza.

A actividade terá lugar, no Anfiteatro “Afonso Van-Dúnem Mbinda” Edifício Kilamba à marginal de Luanda ,  com o objectivo de contribuir para a redução da fome e da pobreza; mostrar a sociedade que há uma necessidade de conservar os recursos fitogenéticos e esclarecer a importância dos recursos fitogenéticos na produção de novas variedades e a sua utilização.

O Workshop estará repartido em dois painéis, nomeadamente: Os recursos fitogenéticos no contexto nacional e internacional e a Conservação, caracterização agromorfológica e utilização dos Recursos Fitogenéticos.

O Centro de Recursos Fitogenéticos foi estabelecido na Faculdade de Ciências em 1990 e inaugurado como o Centro Nacional de Recursos Fitogenéticos em 1998. Há mais de 20 anos o Centro de Recursos Fitogenéticos tem vindo a recolher, conservar e caracterizar recursos genéticos de plantas agrícolas de importância alimentar. Entre as mais de 4180 amostras do material colectado, fazem parte sementes de cereais (o milho, sorgo e milheto), leguminosas, oleaginosas, hortaliças e algumas plantas medicinais.

 

INSCRIÇÕES para o Doutoramento em Ciências Biomédicas


Admissões para a primeira edição do Doutoramento em Ciências Biomédicas da Universidade Agostinho Neto (UAN), 2017/2021

Estão abertas as candidaturas para o Doutoramento em Ciências Biomédicas na Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, aprovado pelo Decreto Executivo N.º 14/17 de 18 de Janeiro do Ministério do Ensino Superior, publicado no Diário da República I Série N.º 9 de 18 de Janeiro de 2017.

O Doutoramento decorrerá de Setembro de 2017 a Setembro de 2021, a cargo do Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica (CEDUMED) da Universidade Agostinho Neto.

Os interessados deverão submeter o respectivo processo de candidatura de 10 de Julho a 10 de Agosto de 2017, fazendo entrega de toda a documentação no Departamento de Investigação Científica e Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UAN (situado no recinto do Hospital Américo Boavida), em papel e em suporte digital, ao cuidado da Secretária do Doutoramento, Dr.ª Elisamã Cardoso.

Constituem habilitações de acesso ao doutoramento os cursos de Licenciatura ou equivalente no ramo das Ciências Biomédicas e afins ou, alternativamente, Mestrado nas mesmas áreas.

Integram o processo de candidatura os seguintes documentos:

Requerimento dirigido ao Decano da Faculdade de Medicina da UAN solicitando admissão ao Doutoramento em Ciências Biomédicas da UAN 2017-2021.

Bilhete de Identidade (nacionais) ou Passaporte (estrangeiros)

Comprovativo acompanhado de Declaração de homologação de estudos para o caso de candidatos que tenham concluído os seus estudos anteriores (Licenciatura/Mestrado) em Angola.

Comprovativo acompanhado de Declaração de reconhecimento de estudos para o caso de candidatos que tenham concluído os seus estudos anteriores (Licenciatura/Mestrado) no exterior do país.

Curriculum vitae, incluindo contactos (um telefónico e um e-mail) e referência pormenorizada e documentada da actividade científica e graus académicos bem como de eventual experiência docente universitária, assim como identificação e contactos da entidade empregadora actual.

Fotografias tipo passe (duas).

Comprovativo de proficiência intermédia na língua inglesa, designadamente para a leitura.

Comprovativo de aptidão em informática na óptica do utilizador, designadamente quanto a motores de busca, gestão de e-mails, processador de texto, folhas de cálculo e bases de dados.

Declaração (formato padrão) em como conhece e aceita a regulamentação e programação, tem condições e disponibilidade para frequentar integralmente esta formação.

Carta de motivação (formato livre) relativamente à frequência deste Doutoramento.

Carta da entidade empregadora autorizando a frequência do doutoramento.

No caso de candidaturas patrocinadas ou custeadas por instituições, o processo de candidatura referido no número anterior deve incluir a respectiva correspondência dirigida ao Decano da Faculdade de Medicina UAN.

Qualquer pedido de informação ou esclarecimento deve ser dirigido a Dr.ª Elisamã Cardoso, Secretária do Doutoramento, através do e-mail biomedicas.uan@gmail.com ou, dentro das horas de expediente, pelo telefone 926523797.

Clique para  baixar:

Doutoramento em Ciências Biomédicas-Decreto Executivo nº14-17 de 18 de Janeiro

Plano curricular do curso-Doutoramento em Ciências Biomédicas

TERMO DE COMPROMISSO-DOUTORAMENTO EM CIENCIAS BIOMÉDICAS DA FMUAN

REGULAMENTO DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS BIOMÉDICAS APROVADO

TAXAS EMOLUMENTOS PROPINAS

EDITAL DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS BIOMÉDICAS FMUAN

DECORRE A 5ª EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO 2017


Decorre desde o dia 25 de Maio  de 2017,  a 5ª  Edição da   Feira do Livro. A Feira tem lugar, no Parque de Estacionamento do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia UAN, sita na Avenida Ho Chi Min.

No dia 30 de Maio, às 16h00 será feito o lançamento do livro  “Informática a Um Click” de Honório Thater.

A Feira do Livro que termina no dia 31 de Maio, visa integrar a comunidade Académica; facilitar o contacto com a literatura e assim incentivar os hábitos de  leitura; divulgar os trabalhos de autores, editoras, ilustradores e outras pessoas da comunidade envolvidas com o livro e a leitura.

Participam da Feira do Livro na condição de expositores as Unidades Orgânicas da UAN, livrarias, distribuidoras, editoras e outras entidades envolvidas com o livro e a leitura.

5ª EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO DA UAN


A Biblioteca da Universidade Agostinho Neto (UAN) promove e realiza, de 25 a 31 de Maio de 2017,  a 5ª  Edição da   Feira do Livro.

A Feira terá lugar, no Parque de Estacionamento do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia UAN, sita na Avenida Ho Chi Min.

O acto de abertura acontece no dia 25 de Maio, às 09h00 e será presidido, pelo Vice-Reitor para Área Científica e  Pós-graduação, Professor Doutor Pedro Magalhães, seguido do discurso de abertura do Director da Biblioteca Central, Dr. Luís Laerson Neto.

A actividade será marcada igualmente com sessões de autógrafos, dos livros  “Notas Soltas da Minha Vida: Meu Passado, Teu presente, Vol. I e II (Memórias da Luta de Libertação)” do autor Garcia Bires, antigo Vice-Reitor da Universidade de Angola e Actual Embaixador de Angola na China, no dia 26 de Maio, às 10h00; “Informática a Um Click” de Honório Thater, no dia 30 de Maio, às 16h00; “Iniciação à Pesquisa Científica”, de Carlinhos Zassala, no dia 31 de Maio, às 10h00 e a apresentação dos livros do Eng.º Geraldo Ramos, a partir das 12h00, do dia 31.

A Feira do Livro visa integrar a comunidade Académica; facilitar o contacto com a literatura e assim incentivar os hábitos de  leitura; divulgar os trabalhos de autores, editoras, ilustradores e outras pessoas da comunidade envolvidas com o livro e a leitura.

Participarão da Feira do Livro na condição de expositores as Unidades Orgânicas da UAN, livrarias, distribuidoras, editoras e outras entidades envolvidas com o livro e a leitura.

 

 

 

 

Curso de Elaboração de Projectos de Investigação e Desenvolvimento


O Centro de Estudos de o Apoio à Formação, Investigação e Extensão (CEAFIE) da Universidade Agostinho Neto realiza de 29 de Maio a 09 de Junho a 1ª edição do ano de 2017 o Curso de Elaboração de Projectos de Investigação e Desenvolvimento (CEPID).

Estão habilitados a frequentar o Curso todos os docentes e técnicos superiores da Universidade Agostinho Neto mediante o pagamento constante na tabela de taxas e emolumentos, que vigora na UAN desde o ano lectivo 2009, e quadros de outras instituições mediante o pagamento de uma taxa.

Para efectuar as inscrições são exigidos os seguintes documentos:

1 –    Fotocópia do B.I.;

2 –    Ficha de inscrição devidamente preenchida, no caso de formandos da UAN, deverá ser assinada pela direcção da Unidade Orgânica que autoriza a frequentar o Curso e que será entregue no acto da matrícula;

3 –    Fotocópia de conclusão de licenciatura (Diploma ou Certificado).

 Obs: Os documentos constantes nos pontos 1 e 3 deverão ser apresentados no primeiro dia de aulas e são de carácter obrigatório.

Informamos ainda que:

  • A coordenação do Curso está a cargo do Dr Felipe Silva Miranda (924773731);
  • Deve ser apresentado o esboço ou resumo de um projecto de investigação e desenvolvimento que pretenda levar a cabo, enquadrado numa das linhas de investigação do Departamento da Unidade Orgânica com os seguintes elementos: autor, instituição, título, fundamentação, pertinência, objectivos, linhas de investigação e referências bibliográficas;
  • As aulas decorrerão de 2ª a 6ª feira;
  • Os candidatos devem dominar a utilização da informática na óptica do utilizador: processador de texto, folha de cálculo; elaboração de apresentações, navegação na internet e utilização de correio electrónico), pelo que devem possuir um computador portátil.
  • Os candidatos não pertencentes à Universidade Agostinho Neto, mas que querem frequentar o Curso, deverão assinar no acto da matrícula o respectivo contrato.
  • As aulas decorrerão no Laboratório de Apoio a Investigação e Orientação Vocacional (LAIOV) do CEAFIE, das 16:00 às 20:00 horas com uma carga programática de 48 horas lectivas incluindo as defesas dos projectos que terão lugar nos dias a indicar.
  • Informamos ainda que o número de vagas disponíveis para o curso é de 30 participantes, pelo que, é oportuno efectuar a matrícula o mais cedo possível.

As matrículas serão efectuadas de 08 a 26 de Maio nas instalações do Campus Universitário do Camama, Bloco de Física, das 09:00 até 15:00 horas, ou através do seguinte endereço electrónico: ceafie@uan.ao/ ceafie@gmail.com ou maraelly@hotmail.com

Reitora valoriza qualidade para promoção dos quadros e produtos nacionais


A Reitora da Universidade Agostinho Neto, Maria do Rosário Bragança Sambo, defendeu no dia 07 de Abril, em Luanda, a promoção de conhecimentos e da qualidade para valorização dos quadros e a produção nacional.
Maria Rosário Bragança Sambo fazia a oração de sapiência na cerimónia de atribuição dos prémios nas categorias de “Investigação do Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica (CEDUMED) da Universidade Agostinho Neto, com patrocínio da clínica Multiperfil.
Referiu que a qualidade tem grande valor no ensino superior, que deve ser colocada ao serviço das comunidades e da humanidade em geral, aplicando padrões e métodos aceites.
A Reitora da universidade pública destacou a necessidade da promoção do humanismo, cientificidade, satisfação técnica e profissionalismo, pensando na satisfação do doente, empregado, do empregador, do estudante, do docente e do Executivo.
Defende uma educação médica para garantir atendimento satisfatório, rápido, afável, a preços razoáveis, mas acima de tudo, que atenda as necessidades e expectativas dos utentes dos serviços de saúde.

Sublinha que o compromisso efectivo com a qualidade, enquanto factor essencial estratégico do seu desenvolvimento estratégico e da sua sustentabilidade em busca da excelência.Considera indispensável a cultura relacionada com o mérito e esmero, que resultam de prática e hábitos, baseada na boa formação dos profissionais.
Maria do Rosário Bragança Sambo crê que a valorização dos formadores tem de estar em conexão com o lema o Ensino “por um ensino superior de qualidade, promovamos a cultura do mérito”.

Fonte: ANGOP

Premiados trabalhos de investigação científica no domínio da medicina


Em cerimónia testemunhada pelo vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, na categoria de Formação foram galardoadas a Fundação Fé e Cooperação (FEC) e a Escola Superior de Enfermagem das Misericórdias (ESESFEM) pela obra “Formação para a vida manual de apoio à formação permanente em saúde materno-infantil enfermeiros e parteiras”.
Alina de las Mercedes Martinez Sanchez classificou-se em segundo lugar nas categorias de investigação científica e de Formação, respectivamente, com as obras “Projecto for the continuing profissional development for pharmacistisfrom portuguese speaking countries” e “Cuidados farmacêuticos – sugestões para um currículo de formação farmacêutica centrada no paciente”.

O prémio CEDUMED de educação médica 2017 Clínica Multiperfil tem por finalidade distinguir trabalhos sobre a educação médica em Angola, com o propósito de justamente reconhecer e promover a formação dos profissionais de saúde, que está subjacente aos serviços prestados às populações em termos de qualidade e quantidade.

Criado em 2015, o prémio do Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica (CEDUMED) da Universidade Agostinho Neto, é anual, de âmbito nacional e acolhe as categorias “Investigação científica” e “Formação”.
Esta primeira edição é patrocinada pela Clínica Multiperfil.
A cerimónia foi testemunhada pelo director do gabinete de quadros do presidente da república, Aldemiro Vaz da Conceição, a secretário de estado da Saúde, Constantina Furtado, o vice-governador de Luanda para as infra-estruturas, Joaquim Malixe, representantes da Ordem dos Médicos e da comunidade académica e responsáveis e profissionais da saúde.

Fonte: ANGOP