Provas Públicas para o Provimento de Categoria de Assistente


A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto em conformidade com o Artigo 53° do Estatuto Orgânico da Universidade Agostinho Neto, do Decreto Presidencial Nº 229/11 de 19 de Agosto, conjugado com ponto 2 do Artigo 7° do Regulamento das Provas Públicas na Universidade Agostinho Neto, torna público que no dia 09 de Novembro do ano em curso realizar-se-ão as Provas Públicas para o Provimento de Categoria de Assistente dos Seguintes Assistentes Estagiários:
⦁ Edson Américo de Almeida Joaquim
⦁ Edson Guilherme de Sousa Melo
⦁ Valdemar da Silva Fonseca
⦁ Lúcia de Purificação Simão Tavira Pereira
⦁ Lévio Carlos Silvestre Magalhães
Mais Informa que as provas terão início às 9h:00 e decorrerão no auditório do Departamento de Arquitectura.

UAN conquista cinco medalhas na feira internacional da Alemanha


A Universidade Agostinho Neto (UAN) conquistou cinco medalhas, das quais uma de ouro, três de prata e uma de bronze, na Feira Internacional de Ideias, Inovações e Novos Produtos (IENA), que terminou domingo, em Nuremberga, na Alemanha.

A medalha de ouro foi atribuído ao projecto “Sistema para detecção de falhas de iluminação pública”, do Departamento de Ciências da Computação, enquanto a de bronze foi para o Centro das Políticas Públicas e Governação Local..

As de prata foram para o projecto “MwonoWaha – Melhorar serviços de saúde com sistema de informação” e “Sistema de desarmamento da população civil”, ambos do Departamento de Ciências da Computação.

A terceira de prata foi conquistada pelo estudante Miguel Matos, da Faculdade de Ciências da Computação, que apresentou o projeto “Inclusão de pessoas portadoras de deficiências”.

Angola esteve representada com algumas instituições do ensino superior como Agostinho Neto (UAN), Metodista de Angola (UMA) e o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).

Angola participa desde 2009 na Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos (IENA), que se realiza anualmente em Nuremberga, na Alemanha.

 

Centro de Botânica da UAN participa no X Encontro Internacional de Fitossociologia


O  Centro de Botânica (CB) da Universidade Agostinho Neto,participa  no X Encontro Internacional de Fitossociologia. A actividade é realizada desde o dia   5 de Novembro e termina no dia 7 do mesmo mês, na  Universidade de Cabo Verde, em Santiago na cidade da Praia, com o tema central ” Biogeografia e Sintaxonomia das regiões Atlânticas”.

O  Centro de Botânica da UAN, apresentará (5) Cinco comunicações, no dia 07 de Novembro, abordando os seguintes temas: 1.Plantas ameaçadas em Angola, Estado Actual de conservação a ser proferida pela Directora do Centro, Professora Titular Esperança da Costa; 2.Flora e Vegetação do Parque Nacional da Cangandala, por Domingos Francisco, Investigador do Centro de Botânica; 3.Identificação e Valoração dos Serviços de Ecossistema na Bacia Hidrográfica do Baixo Cuanza por Manuela Pedro,Investigadora do Centro; 4.Diversidade e Potencial Utilitário da Vegetação da Quiçama, por Francisca Monteiro, Investigadora do Centro de Botânica; 5.Flora e Vegetação do Parque Nacional da Quiçama-apresentado como Pôster pelos Investigadores Dra. Tomasia Adão e Dra. Edite Neto, ambas pertencentes ao Centro de Botânica da UAN.

O X Encontro Internacional terminará com uma excursão a Ilha do Fogo com o objectivo de estudar os Afloramentos e Vegetação desta Ilha assolada pelo Vulcão.

O Encontro abordará também questões ligadas as alterações climáticas a vegetação e lista de plantas ameaçadas de diversos países, assim como a perda da biodiversidade em florestas naturais.

Participam no evento cerca de 500 conferencistas, oriundos de Universidades Africanas, Europeias e Americanas.

II BIENAL DE DIREITO CONSTITUCIONAL | INSCRIÇÕES ABERTAS


O Centro de Estudos de Direito Público (CEDP) da Universidade Agostinho Neto, no âmbito da sua área de Estudos Constitucionais e Políticos, está a organizar a 2.ª Bienal de Direito Constitucional, subordinada ao tema: “Justiça Constitucional: 9 Anos de Tribunal Constitucional”, que terá lugar no dia 14 de Novembro, no Auditório do Palácio da Justiçaem Luanda.
 
2.ª Bienal de Direito Constitucional é organizada pelo Centro de Estudos de Direito Público da Universidade Agostinho Neto (CEDP) em colaboração com o Tribunal Constitucional e a Associação Angolana de Direito Constitucional (AADC).
 
Cumprindo o caminho iniciado em 2015, esta conferência tem como objectivo criar um espaço de reflexão e debate sobre o constitucionalismo angolano, muito particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento da justiça constitucional, contribuindo, assim, para o estudo da nossa realidade à luz das novas perspectivas do Direito Constitucional.
Informações através do e-mail cedp@uan.ao ou pelo telefone 923 469 249.

Workshop sobre Financiamento de Projectos


 A Universidade Agostinho Neto (UAN) em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, realizam nos dia 26 e 27 de Outubro  um Workshop  sobre Financiamento de Projectos-Programas internacionais de  Financiamento.

O Workshop tem como objectivos: Aprimorar a capacidade de elaboração de projectos  para financiamentos; Conhecer as fontes  de financiamento internacionais existentes e suas exigências e motivar a apresentação de candidaturas.

Durante o evento serão abordados temas como: A importância da Ciência e Investigação  no desenvolvimento das sociedades; Tipos de projecto (educação/capacitação, investigação, demonstração) e de financiamento (privado, programas de cooperação, programação internacionais) e outros.

Com a realização do Workshop  sobre Financiamento de Projectos espera-se o aumento do índice de captação de financiamento  obtido de fontes internacionais.

Contactos adicionais:

comunicacao@uan.ao

922975710

VII COLÓQUIO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS


O VII COLÓQUIO  da Faculdade de Ciências Sociais  da Universidade Agostinho Neto (UAN) realiza-se nos dias 25 e 26 de Outubro corrente, subordinado ao tema: Democracia e eleições nos 25 anos de sistema multipartidário em Angola.

Com a abertura prevista para às 8H00 do dia 25 de Outubro, o evento terá lugar no Anfiteatro Principal  da Faculdade de Ciências Sociais.

 São objectivos do VII Colóquio:  promover uma reflexão sobre as profundas transformações políticas ocorridas no Estado e na sociedade angolana nestes 25 anos do processo democratizador; identificar e analisar os grandes avanços e desafios que se colocam ao nosso processo democrático; estimular a análise fundamentada e crítica sobre os processos eleitorais já realizados até hoje e o seu reconhecimento como instrumento útil para a consolidação do processo democrático; partilhar resultados da investigação em Ciências Sociais e Humanas relacionada com os temas do Colóquio; criar oportunidades de diálogo entre as áreas que compõem as Ciências Sociais e Humanas.

O  VII Colóquio  da Faculdade de Ciências Sociais estará estruturado em (5)  cinco painéis, nomeadamente:

Painel 1. Génese e evolução da democracia em Angola;

Painel 2. Processos Eleitorais: Reformas e Transformações;

Painel 3. Sistema eleitoral e qualidade de democracia;

Painel 4. O futuro das eleições e democracia em Angola

Painel 5. Aberto

O Painel Aberto visa acolher às demais propostas de comunicações, que não encontrem enquadramento nos painéis temáticos pré-definidos.

O VII Colóquio é particularmente dedicado aos docentes e estudantes da Faculdade de Ciências Sociais, mas é aberto a participantes oriundos de outras instituições académicas e de representantes de partidos políticos e da sociedade em geral.

A abertura do VII Colóquio será marcada por de uma Conferência inaugural relacionada com o tema geral “Democracia e eleições nos 25 anos de sistema multipartidário em Angola”.

Faculdade de Economia realiza 4ªs Jornadas Técnico-Científicas


A Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (UAN) realiza, nos dias 30 e 31 de Outubro de 2017, as suas 4ªs Jornadas Técnico-Científicas, subordinadas ao lema: ANGOLA: “CONDIÇÕES PARA O CRESCIMENTO DA ECONOMIA”

A abertura terá lugar no dia 30, às 9H00, na  Aula Magna da própria Faculdade.

As 4ªs Jornadas Técnico-Científicas têm como propósito promover e estimular reflexões sobre os “factores primordiais percebidos como alavanca para o crescimento da economia Angolana” e estarão estruturadas quatro (4) painéis, nomeadamente:

I- PAINEL: Caminhos para o crescimento “uma visão estratégica;

II- PAINEL: Políticas económicas voltadas ao fomento da competitividade empresarial;

III- PAINEL: Determinantes fundamentais do crescimento económico de Angola;

IV – PAINEL ABERTO.

Com a realização das Jornadas espera-se colher sugestões de estratégias e acções orientadas para o crescimento da economia; o contributo das universidades no processo da diversificação da economia; a Influência da Banca, do investimento privado nacional e estrangeiro nas políticas voltadas ao crescimento da economia.

4ª EDIÇÃO DO PROJECTO PORTAS ABERTAS


A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, realiza de 28 de Setembro a 25 de Outubro de 2017, a 4ª Edição do Projecto Portas Abertas.

O Projecto Portas Abertas 2017, tem o propósito de motivar estudantes a frequentarem  os cursos de engenharia e arquitectura leccionados na Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (FEUAN).

Na primeira fase desta edição foram realizadas palestras junto das instituições do ensino primário, do I e II Ciclos sedeadas nas províncias de Luanda e Bengo. As palestras realizaram-se de 28 de Setembro a 12 de Outubro e foram  proferidas por docentes e estudantes dos cursos de engenharia e arquitectura, estando previsto para os dias 24 e 25 de Outubro a segunda fase do projecto que culminará com visitas dos estudantes dessas Instituições de ensino aos diversos Departamentos da Faculdade de Engenharia para um contacto com práticas laboratoriais, demonstrações e intercâmbio de experiências com estudantes da FEUAN.

CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UAN 2017


No  âmbito da comemoração de mais um aniversário da criação  da Universidade Agostinho Neto, que se assinalou  no dia 28 Setembro, decorre desde o dia 27 de Setembro a Conferência Científica sobre o tema “Investigar para o Desenvolvimento de Angola – Situação actual e Desafios”.

A Conferência tem lugar no Hotel Victória Garden  e encontra-se dividido em quatro (4) painéis, designadamente: Painel 1 – Ciências Sociais e Humanidades; Painel 2 – Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias; Painel 3 – Ciências Médicas e da Saúde; e Painel 4 – Ciências Agrárias e Veterinárias.

O acto de encerramento terá lugar hoje, 29 de Setembro, às 17h30.

CURSO DE QUANTUM GIS – SIG uma ferramenta de SIG acessível a todos


O Centro de Botânica da Universidade Agostinho Neto realizou no dia 25 de Julho, em Luanda, em parceria com a BIOTA-Estudos e Divulgação em Ambiente, um curso intitulado- Introdução ao Quantum GIS- uma ferramenta de SIG acessível a todos.

Presidiu o acto de abertura a Magnífica Reitora da UAN, Maria do Rosário Bragança  Sambo que na oportunidade referiu, “Hoje o sistema de informação geográfica, apresenta-se como uma ferramenta moderna e exequível, que garante aos docentes, Investigadores, Técnicos e estudantes, a identificação e realização do mapeamento da diversidade biológica”. A Magnífica  Reitora referiu ainda que o  “Centro de Botânica e a Faculdade de Ciências da UAN, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, apresentaram em Maio último os finalistas do Curso de Gestão e Governança Ambiental cujas dissertações mereceram a oportunidade de serem apresentadas na Conferência Científica a realizar em Setembro pela UAN. Seguem-se pois a conclusão de vários cursos de mestrados em funcionamento na nossa Universidade e desta forma os Centros de investigação dão um importante contributo para a prossecução dos objectivos estruturantes do Plano Nacional de Formação de Quadros”, destacou.

A Directora do Centro de Botânica Profª Esperança da Costa, destacou a relevância da realização destas ações de formação, por permitirem ir construindo capacidade técnica nacional que possa intervir em Estudos de Biodiversidade e Ambiente e fortalecer a capacidade de identificar, inventariar, monitorar os diferentes gradientes ecológicos em que se traduzem os vários e importantíssimos biomas que Angola possui.

A actividade de formação teve lugar no dia 25 de Julho do corrente ano, na sala MUPA do Hotel FÓRUM em Luanda, participaram nesta actividade docentes e investigadores da UAN, de outras Instituições de Ensino Superior, quadros do Ministério do Ambiente, do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como representantes de Organizações Não Governamentais e Empresas ligadas ao Ambiente.

O curso visou capacitar docentes, investigadores e técnicos, dotando-os de habilidades que permitam identificar a biodiversidade e realizar o mapeamento da diversidade biológica.

O Centro tem ainda agendado para o mês de Novembro a realização de um Workshop sobre Quantum GIS, enquanto ferramenta de apoio, acessível a todos.