Reitora da Universidade Agostinho Neto é a nova Ministra do Ensino Superior, Ciência , Tecnologia e Inovação


A médica Maria do Rosário Bragança Sambo, actual Reitora da Universidade Agostinho Neto (UAN),no dia  de 28 de Setembro – Dia da UAN, nomeada ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo Presidente da República e Titular do Poder Executivo João Lourenço.

No cargo de Reitora desde Agosto de 2015, a Professora Maria do Rosário Bragança Sambo é licenciada, desde 1983,em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto. É especialista em Neurologia desde 1997 pelo Serviço de Neurologia do Hospital de Egas Moniz (Lisboa – Portugal) e da Ordem dos Médicos de Portugal.

É Doutorada em Medicina (2010), ramo de Genética, com a defesa da tese sobre “Susceptibilidade genética à malária cerebral em crianças angolanas”, no Instituto Gulbenkian de Ciência (Oeiras, Portugal) e na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Foi decana da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, em Benguela, (2011-2015).

Com o trabalho sobre “Susceptibilidade genética à malária cerebral em crianças angolanas” obteve dois prémios: prémio Pfizer 2010 para a investigação clínica atribuído pela Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e o prémio de investigação biomédica pela Ordem dos Médicos de Angola, em 2011. Interessa-se particularmente por estudos clínicos e genéticos sobre a malária.

É responsável pela coordenação de dois projectos da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, designadamente “Rastreio neonatal da Drepanocitose e aconselhamento genético a casais de risco no Hospital Central de Benguela” e “Malária falciparum em grávidas na província de Benguela: as lesões placentárias, a resposta imunológica e os marcadores de susceptibilidade genética à infecção planetária”.

É autora e co-autora de várias publicações científicas em revistas indexadas, bem como do livro Um olhar sobre as doenças médicas na gravidez – Casos Clínicos (Benguela, Outubro 2013). Publicou ainda E Assim Vivi Benguela – Fragmentos de uma vida (memórias) (Mayamba Editora, Luanda, 2017, 90 páginas).

A sua nomeação coincide com a realização da Conferência Científica da Universidade Agostinho (CCUAN2017), que decorre de 27 a 29 de Setembro, no Hotel Victória Garden, sobre o tema central “Investigar para o desenvolvimento de Angola: situação actual e desafios“, no âmbito das Jornadas Agostinho Neto Setembro 2017, comemorativas dos 95 anos do Dr. António Agostinho Neto, Primeiro Reitor e Patrono da UAN e Primeiro Presidente da República  e do Dia 28 de Setembro – Dia da Universidade Agostinho Neto, jornadas por ela coordenadas, sendo igualmente a Presidente da Comissão Organizadora da Conferência, que reúne mais de 650 participantes, entre docentes, investigadores, estudantes da UAN e de ouras Instituições de Ensino Superior (IES) do país, púbicas e privadas, e professores convidados de Moçambique, Portugal, Cabo-Verde e Brasil.

À Professora Maria do Rosário Bragança Sambo apresentamos os nossos parabéns e votos de sucessos na sua nova missão.

CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UAN 2017


No  âmbito da comemoração de mais um aniversário da criação  da Universidade Agostinho Neto, que se assinalou  no dia 28 Setembro, decorre desde o dia 27 de Setembro a Conferência Científica sobre o tema “Investigar para o Desenvolvimento de Angola – Situação actual e Desafios”.

A Conferência tem lugar no Hotel Victória Garden  e encontra-se dividido em quatro (4) painéis, designadamente: Painel 1 – Ciências Sociais e Humanidades; Painel 2 – Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias; Painel 3 – Ciências Médicas e da Saúde; e Painel 4 – Ciências Agrárias e Veterinárias.

O acto de encerramento terá lugar hoje, 29 de Setembro, às 17h30.

Outorga de Diplomas a 1725 novos graduados


1 725  novos graduados pela Universidade Agostinho do ano académico de 2016, nomeadamente, 1606 licenciados e 119 mestres,  receberão os seus Diplomas a partir do dia 18 de Julho de 2017,  em cerimónias sucessivas que terão lugar sob os auspícios de cada Unidade Orgânica até o dia 28 de Julho.

A Cerimónia Central de Outorga de Diplomas será reservada a 34 licenciados, os melhores nos seus cursos ao longo da formação e aos 119 mestres. Terá lugar no Campus Universitário, em Camama, no dia 18 de Julho (Terça-feira), a partir das 09 h00, sob a orientação da Magnífica Reitora da Universidade Agostinho Neto, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo.

Cada Unidade Orgânica realizará a sua cerimónia de outorga de diplomas, obedecendo o seguinte calendário:


  1. FACULDADE DE DIREITO – dia 20/07/2017
    Local: NA FACULDADE DE DIREITO

  1. INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – dia 21/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

  1. FACULDADE DE LETRAS – dia 24/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

  1. FACULDADE DE ECONOMIA – dia 25/07/2017
    Local: No Palácio dos Congressos

  2. FACULDADE DE ENGENHARIA – dia 26/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama


  1. FACULDADE DE CIÊNCIAS – dia 26/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

  1. FACULDADE DE MEDICINA – dia 27/07/2017
    Local : ANFITEATRO DA FACULDADE DE MEDICINA

  1. FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS – dia 28/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

Nomeada Directora Interina dos Serviços Académicos da Universidade Agostinho Neto


A Magnífica Reitora Universidade Agostinho Neto (UAN), Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, deu posse, no dia 4 de Julho de 2017, a Rita Teca Dala, Ph.D, para exercer o cargo de Directora interina dos Serviços Académicos da Universidade Agostinho, em substituição do Mestre Jesus Tomé, recentemente nomeado Director-Geral do INAAREES – Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior, adstrito ao Ministério do Ensino Superior.

Rita Teca Dala é doutorada pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Havana-Cuba; licenciada em Filosofia pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda e exerceu, até à data da sua nomeação, o cargo de Chefe de Departamento dos Serviços Académicos da UAN.

É docente colaboradora da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto (UAN).

O acto de tomada de posse decorreu numa das salas de trabalho da Magnífica Reitora, tendo sido testemunhado pelos pelos Vices-Reitores para Área Académica e Vida Estudantil e Área Científica e Pós-Graduação, Domingos Neves Margarida e Pedro Magalhães, respectivamente, e por Directores dos Serviços Centrais da Reitoria da Universidade Agostinho Neto.

Universidade Agostinho Neto prepara-se para o topo


A Universidade Agostinho Neto reafirmou nesta quinta-feira, dia 06 de Julho, o compromisso com a excelência e o interesse em se colocar, até 2025, entre as 100 melhores instituições de ensino superior da África Austral.

O interesse foi reafirmado durante uma visita ao Campus Universitário de membros de Executivo angolano encabeçada pelo vice-presidente da República, Manuel Vicente.

A Reitora da Universidade Agostinho Neto, Maria do Rosário Bragança Sambo, renovou a pretensão de transformar a universidade numa instituição de referência internacional, reconhecida pela excelência do ensino e da investigação científica, comprometida com o desenvolvimento humano, contribuindo para a coesão social e capaz de atrair parcerias estratégicas.

Depois de ter enumerado os constrangimentos que afectam o funcionamento do Campus Universitário, Maria do Rosário Bragança Sambo pediu o apoio ao Executivo angolano para que a universidade possa cumprir com a missão de formação integral dos estudantes e produção, difusão e transferência de conhecimento científico, tecnológico e cultural, em favor das comunidades.

Entre outras, a reitora reclamou da falta de conclusão da primeira fase das obras do Campus, de laboratórios, dos lares para estudantes, elevadores e da inoperância de geradores.

Lamentou da deficiente iluminação da via de acesso às instalações do instituto Confúcio, onde estão localizados os inacabados edifícios do lar de estudantes e das residências para os docentes.

Reportou também ocorrência de roubos, violação de estudantes e pessoal administrativo, o acesso inadvertido de estranhos às instalações e mortes por atropelamento à entrada da universidade.

Pediu a reposição da frota de autocarros para facilitar a circulação no interior do campus, inaugurado em 2011.

Com uma população universitária de 27 mil 157 membros, sendo 23 mil 249 estudantes em fase de graduação e dois mil 64 estudantes em pós-graduação e 970 docentes, 879 nacionais, num rácio de 24 discentes por professor.

De acordo como a reitora Maria do Rosário Sambo é interesse fazer da universidade Agostinho Neto uma unidade académica reconhecida internacionalmente.

Falou da necessidade de reforço do corpo docente e de se inverter a apetência por cursos ligados às ciências sociais e humanas em detrimento das exactas, como as engenharias e tecnológicas.

Disse que a unidade académica, tida como a maior referência do ensino superior em Angola, tem se empenhado para proporcionar valor económico, social, cultural e político à sociedade.

Fonte: Angop

CCUAN2017 – PRORROGAÇÃO DA DATA DE INSCRIÇÕES


Com vista a dar oportunidade a vários interessados em participar na Conferência Científica da Universidade Agostinho Neto, abreviadamente CCUAN2017, prevista para os dias 27, 28 e 29 de Setembro de 2017, subordinada ao tema “Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”;

Por determinação da Comissão Organizadora, é prorrogado até ao dia 31 de Agosto de 2017 o prazo de inscrições dos participantes.

As inscrições são feitas presencialmente no Campus Universitário no Secretariado da Conferência, que funciona junto ao Gabinete de apoio ao Vice-Reitor para a Área Académica e Vida Estudantil, e nas Unidades Orgânicas,   ou Online, através do Site da Conferência: conferencias.uan.ao.

A participação ao evento é condicionada à inscrição prévia e ao pagamento da taxa de inscrição. O comprovativo do pagamento da taxa de inscrição deverá ser anexado à ficha de inscrição, em caso de inscrição presencial, ou e enviada para o e-mail: comunicacao@uan.ao, após preencher e enviar o formulário de inscrições online.

Taxa de inscrição ao evento:

2.000,00 AKZ para estudantes da UAN

6.000,00 AKZ para docentes e investigadores da UAN

3.000,00 AKZ para estudantes de outras IES – Instituições de Ensino Superior

10.000,00 AKZ para docentes, investigadores e outros profissionais não pertencentes à UAN.

Os autores de trabalhos aceites pagam 50% da taxa de inscrição.

Coordenadas Bancárias (Banco BFA)
Conta (AKZ): 1175057030001
Conta (USD): 1175057031001
A006 0006 0000 1175 0570 30161
SWIFT: BFMXAOLU

Lembramos que Conferência Científica, abreviadamente, CCUAN2017, subordinada ao tema “Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”, terá lugar de 27 a 29 de Setembro de 2017, no Centro de Convenções de Talatona.

Decorre no Campus a Conferência Internacional sobre a Incidência do Cancro em Angola


Decorre no Campus da Universidade Agostinho Neto a Conferência Internacional Sobre a Incidência do Cancro em Angola.

A actividade é uma realização da  Universidade Agostinho Neto (UAN, em parceria com a Universidade de Queen’ s Belfast, da Irlanda do Norte, Reino Unido, com o alto patrocínio  do Ministério do Ensino Superior.

A actividade  conta com a participação de Docentes, Investigadores, Profissionais de Saúde, estudantes universitários e Organizações Não-Governamentais.

Na Conferência estão a ser  abordados os seguintes temas: 1. O Programa Nacional de Prevenção e Controlo do Cancro em Angola.  2. O Cancro  no contexto  dos programas prioritários da Saúde Pública. 3. O impacto da Medicina  alternativa no tratamento do Cancro.

A Conferência Internacional sobre a Incidência do Cancro em Angola tem como objectivos: aferir o grau de conhecimento da população angolana sobre o Cancro; Identificar áreas de investigação interdisciplinares e criar equipa  de investigação científica conjunta (Reino Unido – Angola)  com o financiamento do Governo Britânico.

 

Conferência Científica 2017


A Universidade Agostinho Neto (UAN) realiza de 27 a 29 de Setembro de 2017  uma Conferência Científica, abreviadamente, CCUAN2017, subordinada ao tema “Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”.

A Conferência Científica da Universidade Agostinho Neto (CCUAN2017) constitui um fórum bienal, inter e multidisciplinar, de partilha do conhecimento e de incentivo à cultura da investigação científica, com o objectivo de divulgar os resultados da investigação científica e tecnológica realizada pelos docentes, investigadores, estudantes e colaboradores da UAN, bem como promover contactos e parcerias entre investigadores e destes com a sociedade.

O evento reflecte a necessidade de tornar públicos os principais resultados da investigação científica realizada pela Universidade Agostinho Neto (UAN), numa perspectiva de extensão e colaboração com a sociedade, na procura de soluções para os problemas locais. A UAN cria assim uma oportunidade de concentrar num só evento investigadores de múltiplas áreas da ciência, tecnologia e inovação. O programa inclui a apresentação de resultados de investigação científica (comunicação oral e poster), a organização de uma mesa redonda para debater os desafios da contribuição da investigação científica para o desenvolvimento de Angola e a realização de dois mini-cursos que visam incentivar a prática da investigação científica e a publicação dos resultados.

Para permitir a divulgação dos resultados da investigação realizada em cada área do saber e suscitar o debate entre os participantes, a conferência estará estruturada em quatro painéis, a saber:

Painel 1 – Ciências Sociais e Humanidades

Painel 2 – Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias

Painel 3 – Ciências Médicas e da Saúde

Painel 4 – Ciências Agrárias e Veterinárias

SUBMISSÃO DE TRABALHOS 

Em cada área do conhecimento poderão ser apresentados trabalhos com as componentes de Pesquisa Básica, Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Experimental.

Os autores devem elaborar os resumos dos trabalhos, a apresentar sob a forma de comunicação oral ou de poster, expondo claramente os objectivos, metodologia, resultados e conclusões. Os resumos dos trabalhos aceites serão compilados numa brochura que será disponibilizada aos participantes da conferência.

Os trabalhos apresentados na Conferência Científica, uma vez transformados em artigos científicos, poderão ser publicados na Revista Científica da UAN.

A elaboração dos resumos deverá obedecer às instruções apresentadas nos documentos disponibilizados no web site da UAN (www.uan.ao).

 COMO PARTICIPAR

A participação ao evento é condicionada a inscrição prévia e ao pagamento da taxa de inscrição. O comprovativo do pagamento da taxa de inscrição deverá ser anexado à ficha de inscrição.

 Taxa de inscrição ao evento:
• 2.000,00 AKZ para estudantes da UAN
 6.000,00 AKZ para docentes e investigadores da UAN
 3.000,00 AKZ para estudantes de outras IES (Instituições de Ensino Superior)
 10.000,00 AKZ para docentes, investigadores e outros profissionais não pertencentes à UAN
Os autores de trabalhos aceites pagam 50% da taxa de inscrição.

INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser feitas presencialmente no Campus Universitário, em Camama, no Gabinete de Informação Científica e Documentação (GICD), ou Online, através do Site da Conferência, respeitando o seguinte calendário:

Data Descrição
22 de Maio de 2017 Início das inscrições dos participantes
30 de Junho de 2017 Fim das inscrições dos participantes
30 de Julho de 2017 Data limite para submissão dos resumos
20 de Agosto de 2017 Divulgação dos trabalhos aceites para apresentação
30 de Agosto de 2017 Data limite para submissão dos textos completos e definitivos dos trabalhos aceites
27-29 de Setembro de 2017 Realização da Conferência Científica

O programa será divulgado após a data limite para a submissão dos textos completos das comunicações.

SECRETARIADO DA CONFERÊNCIA

Coordenador – Professor Domingos Neves Margarida, PhD.

E-mail: domingos.margarida@uan.ao

Coordenador Adjunto – Jesus Tomé, MSc.

E-mail: jesus.tome@uan.ao

CONTACTOS:

Telefone: +244 922 975 710

E-mail: Conferência Científica UAN2017 <cc17@uan.ao>

E-mail: Gabinete de Informação Científica e Documentação <gicd@uan.ao>

E-mail: Departamento de Informação Científica e Comunicação <comunicacao@uan.ao>

IX Jornadas Cientificas de Enfermagem


O Instituto Superior de Ciências da Saúde da Universidade Agostinho Neto (ISCISA-UAN) realiza nos dias 18 e 19 de Maio de 2017 as IX Jornadas Cientificas de Enfermagem, sob o lema: Pesquisa e Inovação em Enfermagem para o Desenvolvimento de Angola”.

O evento decorre no Auditório da Cidade Universitária, localizada em Camama.

Estudantes encorajados a realizar pesquisas científicas


O Vice-Reitor para a Área Académica e Vida Estudantil da Universidade Agostinho Neto (UAN), Professor Doutor Domingos Margarida, encorajou ,em Luanda, os estudantes a centrarem-se mais em pesquisas no domínio científico.

A responsável fez esse pronunciamento quando intervinha numa das sessões da I Grande Conferência da Associação dos Estudantes da UAN, que decorreu sob lema “O papel da Juventude universitária nas grandes transformações nacional.

Referiu que a pesquisa científica proporciona novos factos, que podem contribuir para o desenvolvimento da sociedade e na melhoria do bem-estar da população.

Apelou ainda aos estudantes a interessarem-se mais pelos estudos do empreendedorismo e primarem pela criatividade, acautelando-se dos possíveis usurpadores de ideias alheias.

Solicitou aos estudantes universitários a aplicarem na prática e com rigor científico os conhecimentos adquiridos durante a formação para enfrentarem os desafios de ajudar no processo de desenvolvimento do país.

Fonte: Angop