Provas Públicas para o Provimento de Categoria de Assistente


A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto em conformidade com o Artigo 53° do Estatuto Orgânico da Universidade Agostinho Neto, do Decreto Presidencial Nº 229/11 de 19 de Agosto, conjugado com ponto 2 do Artigo 7° do Regulamento das Provas Públicas na Universidade Agostinho Neto, torna público que no dia 09 de Novembro do ano em curso realizar-se-ão as Provas Públicas para o Provimento de Categoria de Assistente dos Seguintes Assistentes Estagiários:
⦁ Edson Américo de Almeida Joaquim
⦁ Edson Guilherme de Sousa Melo
⦁ Valdemar da Silva Fonseca
⦁ Lúcia de Purificação Simão Tavira Pereira
⦁ Lévio Carlos Silvestre Magalhães
Mais Informa que as provas terão início às 9h:00 e decorrerão no auditório do Departamento de Arquitectura.

UAN conquista cinco medalhas na feira internacional da Alemanha


A Universidade Agostinho Neto (UAN) conquistou cinco medalhas, das quais uma de ouro, três de prata e uma de bronze, na Feira Internacional de Ideias, Inovações e Novos Produtos (IENA), que terminou domingo, em Nuremberga, na Alemanha.

A medalha de ouro foi atribuído ao projecto “Sistema para detecção de falhas de iluminação pública”, do Departamento de Ciências da Computação, enquanto a de bronze foi para o Centro das Políticas Públicas e Governação Local..

As de prata foram para o projecto “MwonoWaha – Melhorar serviços de saúde com sistema de informação” e “Sistema de desarmamento da população civil”, ambos do Departamento de Ciências da Computação.

A terceira de prata foi conquistada pelo estudante Miguel Matos, da Faculdade de Ciências da Computação, que apresentou o projeto “Inclusão de pessoas portadoras de deficiências”.

Angola esteve representada com algumas instituições do ensino superior como Agostinho Neto (UAN), Metodista de Angola (UMA) e o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).

Angola participa desde 2009 na Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos (IENA), que se realiza anualmente em Nuremberga, na Alemanha.

 

Centro de Botânica da UAN participa no X Encontro Internacional de Fitossociologia


O  Centro de Botânica (CB) da Universidade Agostinho Neto,participa  no X Encontro Internacional de Fitossociologia. A actividade é realizada desde o dia   5 de Novembro e termina no dia 7 do mesmo mês, na  Universidade de Cabo Verde, em Santiago na cidade da Praia, com o tema central ” Biogeografia e Sintaxonomia das regiões Atlânticas”.

O  Centro de Botânica da UAN, apresentará (5) Cinco comunicações, no dia 07 de Novembro, abordando os seguintes temas: 1.Plantas ameaçadas em Angola, Estado Actual de conservação a ser proferida pela Directora do Centro, Professora Titular Esperança da Costa; 2.Flora e Vegetação do Parque Nacional da Cangandala, por Domingos Francisco, Investigador do Centro de Botânica; 3.Identificação e Valoração dos Serviços de Ecossistema na Bacia Hidrográfica do Baixo Cuanza por Manuela Pedro,Investigadora do Centro; 4.Diversidade e Potencial Utilitário da Vegetação da Quiçama, por Francisca Monteiro, Investigadora do Centro de Botânica; 5.Flora e Vegetação do Parque Nacional da Quiçama-apresentado como Pôster pelos Investigadores Dra. Tomasia Adão e Dra. Edite Neto, ambas pertencentes ao Centro de Botânica da UAN.

O X Encontro Internacional terminará com uma excursão a Ilha do Fogo com o objectivo de estudar os Afloramentos e Vegetação desta Ilha assolada pelo Vulcão.

O Encontro abordará também questões ligadas as alterações climáticas a vegetação e lista de plantas ameaçadas de diversos países, assim como a perda da biodiversidade em florestas naturais.

Participam no evento cerca de 500 conferencistas, oriundos de Universidades Africanas, Europeias e Americanas.

II BIENAL DE DIREITO CONSTITUCIONAL | INSCRIÇÕES ABERTAS


O Centro de Estudos de Direito Público (CEDP) da Universidade Agostinho Neto, no âmbito da sua área de Estudos Constitucionais e Políticos, está a organizar a 2.ª Bienal de Direito Constitucional, subordinada ao tema: “Justiça Constitucional: 9 Anos de Tribunal Constitucional”, que terá lugar no dia 14 de Novembro, no Auditório do Palácio da Justiçaem Luanda.
 
2.ª Bienal de Direito Constitucional é organizada pelo Centro de Estudos de Direito Público da Universidade Agostinho Neto (CEDP) em colaboração com o Tribunal Constitucional e a Associação Angolana de Direito Constitucional (AADC).
 
Cumprindo o caminho iniciado em 2015, esta conferência tem como objectivo criar um espaço de reflexão e debate sobre o constitucionalismo angolano, muito particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento da justiça constitucional, contribuindo, assim, para o estudo da nossa realidade à luz das novas perspectivas do Direito Constitucional.
Informações através do e-mail cedp@uan.ao ou pelo telefone 923 469 249.

Workshop sobre Financiamento de Projectos


 A Universidade Agostinho Neto (UAN) em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, realizam nos dia 26 e 27 de Outubro  um Workshop  sobre Financiamento de Projectos-Programas internacionais de  Financiamento.

O Workshop tem como objectivos: Aprimorar a capacidade de elaboração de projectos  para financiamentos; Conhecer as fontes  de financiamento internacionais existentes e suas exigências e motivar a apresentação de candidaturas.

Durante o evento serão abordados temas como: A importância da Ciência e Investigação  no desenvolvimento das sociedades; Tipos de projecto (educação/capacitação, investigação, demonstração) e de financiamento (privado, programas de cooperação, programação internacionais) e outros.

Com a realização do Workshop  sobre Financiamento de Projectos espera-se o aumento do índice de captação de financiamento  obtido de fontes internacionais.

Contactos adicionais:

comunicacao@uan.ao

922975710

VII COLÓQUIO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS


O VII COLÓQUIO  da Faculdade de Ciências Sociais  da Universidade Agostinho Neto (UAN) realiza-se nos dias 25 e 26 de Outubro corrente, subordinado ao tema: Democracia e eleições nos 25 anos de sistema multipartidário em Angola.

Com a abertura prevista para às 8H00 do dia 25 de Outubro, o evento terá lugar no Anfiteatro Principal  da Faculdade de Ciências Sociais.

 São objectivos do VII Colóquio:  promover uma reflexão sobre as profundas transformações políticas ocorridas no Estado e na sociedade angolana nestes 25 anos do processo democratizador; identificar e analisar os grandes avanços e desafios que se colocam ao nosso processo democrático; estimular a análise fundamentada e crítica sobre os processos eleitorais já realizados até hoje e o seu reconhecimento como instrumento útil para a consolidação do processo democrático; partilhar resultados da investigação em Ciências Sociais e Humanas relacionada com os temas do Colóquio; criar oportunidades de diálogo entre as áreas que compõem as Ciências Sociais e Humanas.

O  VII Colóquio  da Faculdade de Ciências Sociais estará estruturado em (5)  cinco painéis, nomeadamente:

Painel 1. Génese e evolução da democracia em Angola;

Painel 2. Processos Eleitorais: Reformas e Transformações;

Painel 3. Sistema eleitoral e qualidade de democracia;

Painel 4. O futuro das eleições e democracia em Angola

Painel 5. Aberto

O Painel Aberto visa acolher às demais propostas de comunicações, que não encontrem enquadramento nos painéis temáticos pré-definidos.

O VII Colóquio é particularmente dedicado aos docentes e estudantes da Faculdade de Ciências Sociais, mas é aberto a participantes oriundos de outras instituições académicas e de representantes de partidos políticos e da sociedade em geral.

A abertura do VII Colóquio será marcada por de uma Conferência inaugural relacionada com o tema geral “Democracia e eleições nos 25 anos de sistema multipartidário em Angola”.

Faculdade de Economia realiza 4ªs Jornadas Técnico-Científicas


A Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (UAN) realiza, nos dias 30 e 31 de Outubro de 2017, as suas 4ªs Jornadas Técnico-Científicas, subordinadas ao lema: ANGOLA: “CONDIÇÕES PARA O CRESCIMENTO DA ECONOMIA”

A abertura terá lugar no dia 30, às 9H00, na  Aula Magna da própria Faculdade.

As 4ªs Jornadas Técnico-Científicas têm como propósito promover e estimular reflexões sobre os “factores primordiais percebidos como alavanca para o crescimento da economia Angolana” e estarão estruturadas quatro (4) painéis, nomeadamente:

I- PAINEL: Caminhos para o crescimento “uma visão estratégica;

II- PAINEL: Políticas económicas voltadas ao fomento da competitividade empresarial;

III- PAINEL: Determinantes fundamentais do crescimento económico de Angola;

IV – PAINEL ABERTO.

Com a realização das Jornadas espera-se colher sugestões de estratégias e acções orientadas para o crescimento da economia; o contributo das universidades no processo da diversificação da economia; a Influência da Banca, do investimento privado nacional e estrangeiro nas políticas voltadas ao crescimento da economia.

4ª EDIÇÃO DO PROJECTO PORTAS ABERTAS


A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, realiza de 28 de Setembro a 25 de Outubro de 2017, a 4ª Edição do Projecto Portas Abertas.

O Projecto Portas Abertas 2017, tem o propósito de motivar estudantes a frequentarem  os cursos de engenharia e arquitectura leccionados na Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (FEUAN).

Na primeira fase desta edição foram realizadas palestras junto das instituições do ensino primário, do I e II Ciclos sedeadas nas províncias de Luanda e Bengo. As palestras realizaram-se de 28 de Setembro a 12 de Outubro e foram  proferidas por docentes e estudantes dos cursos de engenharia e arquitectura, estando previsto para os dias 24 e 25 de Outubro a segunda fase do projecto que culminará com visitas dos estudantes dessas Instituições de ensino aos diversos Departamentos da Faculdade de Engenharia para um contacto com práticas laboratoriais, demonstrações e intercâmbio de experiências com estudantes da FEUAN.

Reitora da Universidade Agostinho Neto é a nova Ministra do Ensino Superior, Ciência , Tecnologia e Inovação


A médica Maria do Rosário Bragança Sambo, actual Reitora da Universidade Agostinho Neto (UAN),no dia  de 28 de Setembro – Dia da UAN, nomeada ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo Presidente da República e Titular do Poder Executivo João Lourenço.

No cargo de Reitora desde Agosto de 2015, a Professora Maria do Rosário Bragança Sambo é licenciada, desde 1983,em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto. É especialista em Neurologia desde 1997 pelo Serviço de Neurologia do Hospital de Egas Moniz (Lisboa – Portugal) e da Ordem dos Médicos de Portugal.

É Doutorada em Medicina (2010), ramo de Genética, com a defesa da tese sobre “Susceptibilidade genética à malária cerebral em crianças angolanas”, no Instituto Gulbenkian de Ciência (Oeiras, Portugal) e na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Foi decana da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, em Benguela, (2011-2015).

Com o trabalho sobre “Susceptibilidade genética à malária cerebral em crianças angolanas” obteve dois prémios: prémio Pfizer 2010 para a investigação clínica atribuído pela Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e o prémio de investigação biomédica pela Ordem dos Médicos de Angola, em 2011. Interessa-se particularmente por estudos clínicos e genéticos sobre a malária.

É responsável pela coordenação de dois projectos da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, designadamente “Rastreio neonatal da Drepanocitose e aconselhamento genético a casais de risco no Hospital Central de Benguela” e “Malária falciparum em grávidas na província de Benguela: as lesões placentárias, a resposta imunológica e os marcadores de susceptibilidade genética à infecção planetária”.

É autora e co-autora de várias publicações científicas em revistas indexadas, bem como do livro Um olhar sobre as doenças médicas na gravidez – Casos Clínicos (Benguela, Outubro 2013). Publicou ainda E Assim Vivi Benguela – Fragmentos de uma vida (memórias) (Mayamba Editora, Luanda, 2017, 90 páginas).

A sua nomeação coincide com a realização da Conferência Científica da Universidade Agostinho (CCUAN2017), que decorre de 27 a 29 de Setembro, no Hotel Victória Garden, sobre o tema central “Investigar para o desenvolvimento de Angola: situação actual e desafios“, no âmbito das Jornadas Agostinho Neto Setembro 2017, comemorativas dos 95 anos do Dr. António Agostinho Neto, Primeiro Reitor e Patrono da UAN e Primeiro Presidente da República  e do Dia 28 de Setembro – Dia da Universidade Agostinho Neto, jornadas por ela coordenadas, sendo igualmente a Presidente da Comissão Organizadora da Conferência, que reúne mais de 650 participantes, entre docentes, investigadores, estudantes da UAN e de ouras Instituições de Ensino Superior (IES) do país, púbicas e privadas, e professores convidados de Moçambique, Portugal, Cabo-Verde e Brasil.

À Professora Maria do Rosário Bragança Sambo apresentamos os nossos parabéns e votos de sucessos na sua nova missão.