CCUAN2017 – Decorre de 27 a 29 de Setembro de 2017, no Hotel Victória Garden


 Universidade Agostinho Neto (UAN) realiza de 27 a 29 de Setembro de 2017, no Hotel Victória Garden, uma Conferência Científica, abreviadamente, CCUAN2017, subordinada ao tema Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”.

 A Conferência Científica da Universidade Agostinho Neto (CCUAN), é um fórum bienal e multidisciplinar de partilha do conhecimento e de incentivo à cultura da investigação científica, com o objectivo de divulgar os resultados da investigação cientifica realizada pelos docentes, investigadores, estudantes e colaboradores da UAN e de outras Instituições de Ensino Superior e de Investigação Científica, bem como promover parcerias na procura de soluções aos problemas locais. Subordinado ao tema: “Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”.

As inscrições são feitas presencialmente no Campus Universitário no Secretariado da Conferência, que funciona junto ao Gabinete de apoio ao Vice-Reitor para a Área Académica e Vida Estudantil, e nas Unidades Orgânicas,   ou Online, através do Site da Conferência: conferencias.uan.ao.

Lembramos que Conferência Científica, abreviadamente, CCUAN2017, subordinada ao tema “Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”, terá lugar de 27 a 29 de Setembro de 2017, no Hotel Victória Garden, estruturada em quatro painéis, a saber:

Painel 1- Ciências Sociais e Humanidades

Painel 2 – Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias

Painel 3 – Ciências Médicas e da Saúde

Painel 4 – Ciências Agrárias e Veterinárias.

CCUAN2017 – PRORROGAÇÃO DA DATA DE INSCRIÇÕES


Com vista a dar oportunidade a vários interessados em participar na Conferência Científica da Universidade Agostinho Neto, abreviadamente CCUAN2017, prevista para os dias 27, 28 e 29 de Setembro de 2017, subordinada ao tema “Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”;

Por determinação da Comissão Organizadora, é prorrogado até ao dia 31 de Agosto de 2017 o prazo de inscrições dos participantes.

As inscrições são feitas presencialmente no Campus Universitário no Secretariado da Conferência, que funciona junto ao Gabinete de apoio ao Vice-Reitor para a Área Académica e Vida Estudantil, e nas Unidades Orgânicas,   ou Online, através do Site da Conferência: conferencias.uan.ao.

A participação ao evento é condicionada à inscrição prévia e ao pagamento da taxa de inscrição. O comprovativo do pagamento da taxa de inscrição deverá ser anexado à ficha de inscrição, em caso de inscrição presencial, ou e enviada para o e-mail: comunicacao@uan.ao, após preencher e enviar o formulário de inscrições online.

Taxa de inscrição ao evento:

2.000,00 AKZ para estudantes da UAN

6.000,00 AKZ para docentes e investigadores da UAN

3.000,00 AKZ para estudantes de outras IES – Instituições de Ensino Superior

10.000,00 AKZ para docentes, investigadores e outros profissionais não pertencentes à UAN.

Os autores de trabalhos aceites pagam 50% da taxa de inscrição.

Coordenadas Bancárias (Banco BFA)
Conta (AKZ): 1175057030001
Conta (USD): 1175057031001
A006 0006 0000 1175 0570 30161
SWIFT: BFMXAOLU

Lembramos que Conferência Científica, abreviadamente, CCUAN2017, subordinada ao tema “Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”, terá lugar de 27 a 29 de Setembro de 2017, no Centro de Convenções de Talatona.

2ª Edição dos cursos de mestrados na Faculdade de Letras


A Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, recentemente  a cerimónia de abertura  da 2ª Edição dos cursos de mestrados.

A Faculdade ministra os cursos de mestrados  de Língua Portuguesa, Língua e Literatura em Língua Portuguesa, Língua e Literatura em Línguas Inglesa, Língua e Literatura em Línguas Francesas,  Língua angolanas e Filosofia.

O acto de abertura foi presidido pelo Decano da Faculdade de Letras, Professor Doutor Alexandre Chicuna, seguido de uma palestra subordinada ao tema: Interrogações sobre o Saber em África, proferida pelo Vice-Decano para Área Científica, Professor Doutor Petelo Nginamau Ne-Tava.

Participaram no acto , docentes, estudantes matriculados aos cursos de mestrado.

A Faculdade de Letras formou na primeira edição do curso 110 mestres, sendo: 30 em Língua Portuguesa, 18 em Língua Inglesa, 17 em Língua Francesa, 20 em Língua angolana  e 25 em Filosofia.

 

Primeira mestre em Engenharia Hidráulica formada pela UAN


Carla Mussenoho Issassa tornou-se a primeira mulher mestre em Engenharia Hidráulica, formada pela Faculdade de Engenharia  da Universidade Agostinho Neto.

A apresentação da dissertação para a obtenção de grau de mestre ocorreu no dia 14 de Junho de 2017, na Faculdade de Engenharia, com o corpo de jurado formado pela Doutora Alice Ceita, Professora Titular e Decana da Faculdade de Engenharia da UAN, O Doutor Manuel Maria Pacheco Figueiredo, Professor Auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Doutor António Madaleno, Professor Auxiliar da Faculdade de Engenharia da UAN e o Doutor Francisco Manuel Piqueiro, Professor Auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Carla Issassa foi a única mulher  num grupo de dez mestrandos, com a dissertação do tema: Metodologias para a Optimização Hidráulica da Exploração de um Reservatório de Distribuição. Caso do Reservatório de Talatona, e obteve a  classificação de Muito Bom.

A agora mestre em Engenharia Hidráulica, diz que ser a primeira mulher formada em Engenharia Hidráulica, pela Faculdade de Engenharia,  é  um   sentimento de orgulho, e de dever cumprido, de muita responsabilidade porque temos que continuar a dar  o nosso contributo ao País, visto que existe um défice na área de Engenharia Hidráulica, partindo do principio que a água é vital para o consumo humano.

A Engenheira Hidráulica, disse igualmente que as mulheres não devem desistir dos seus  sonhos, que não existe cursos só para homens ou mulheres, as mulheres devem seguir as suas vocações  e assim trabalharem com firmeza na especialidade em que se formarem, e por outro lado cultivarem o sentimento de  humilde, dedicarem -se mais a investigação cientifica porque é fundamental para o desenvolvimento do nosso País. Angola espera das mulheres atitudes e pensamentos positivos, sem deixar o sentido maternal de cuidar da família. Viva as mulheres de Angola e rumo ao desenvolvimento.

 

Faculdade de Engenharia com novos mestres


A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto ( UAN), realizou de 12 a 14 de Junho de 2017, as primeiras  dissertações para obtenção do grau de mestre em Engenharia Hidráulica.

Durante três dias os candidatos a mestre defenderam temas como: Necessidades de disponibilidades de Água na Bacia Hidrográfica do Rio Catumbela; A Importância da Regularização de Caudais do Rio Cunene pelo Aproveitamento Hidrográfico do Gove, e a Necessidade de Revisão do Acordo de 1969 sobre a Partilha de Recursos Hídricos; Análise de Vãos Livres em Pipelines; Dragagens em Portos. Caso do Porto de Luanda; Sistema de Captação de Água do Rio Dande para Abastecimento à População da Cidade de Caxito; Princípios e Regras para Modelação Hidráulica de uma Rede de Distribuição Sistema Guiné-Malanje; Metodologia para o Controlo de Caudal e Pressão na Rede de Distribuição à Ilha de Luanda; Abastecimento Intermitente à Rede de Distribuição de Água do Camama (Sistema 3); Caracterização Física e Hidráulica de um Sistema de Drenagem das Águas Residuais. Procedimentos, variáveis e indicadores; e Metodologias para a Optimização Hidráulica da Exploração de um Reservatório de Distribuição. Caso do Reservatório de Talatona.

No acto das defesas destacaram-se os mestrandos José Munana Kamena, Carlos Francisco João e Hermenegildo de Miranda Dala, que obtiveram a classificação de Bom com Distinção. Obtiveram a classificação de Muito Bom, os  mestrandos Arlon Armando e Carla Mussenoho Issassa.

No dia 26 do corrente mês serão igualmente apresentadas duas  dissertações para obtenção do grau de mestre em Engenharia de Estruturas, a partir das 14h00, no auditório novo da Faculdade de Engenharia, sita na Av. 21 de Janeiro.

A  acção do vento em coberturas de edifícios metálicos, será o tema apresentado pelo mestrando, Medci Kahenda Pina Monteiro da Silva e o dimensionamento de lajes fungiformes de edifícios com ou sem inclusão de pré-esforço, será dissertado pelo mestrando Adão António Domingos.

 

Assinatura no Livro de Registo de Outorga de Diploma e levantamento das Credenciais


Os Serviços Académicos da Reitoria da Universidade Agostinho Neto comunicam aos recém-formados (Licenciados e Mestres) na UAN no ano lectivo 2016 que, para efeitos de assinatura no Livro de Registo de Outorga de Diplomas bem como para o levantamento das Credenciais, devem comparecer no Campus da Universidade Agostinho Neto, situado na Rua Direita da Camama, Esquerdo e Rua do Estádio 11 de Novembro, Município de Belas, no Edifício de Física na sala 104 de acordo com o seguinte calendário:

N/O Unidades Orgânicas Data Hora Dia/Semana
1 . Faculdade  de    Ciências 26/06/2017 10:00 min Segunda- feira
2. Faculdade  de  Ciências Sociais 27/0612017 10:00 min Terça-feira
3. Faculdade  de  Direito 28/06/2017 10:00 min Quarta-feira
4. Faculdades de Economia e Letras 29/06/2017 10:00 min Quinta- feira
5. Faculdade  de  Engenharia 30/06/2017 10:00 min Sexta-feira
6. Faculdade  de  Medicina e o ISCISA 03/07/2017 10:00 min Segunda-feira


A Universidade Agostinho Neto (UAN) promove e realiza de 27 a 29 de Setembro de 2017  uma Conferência Científica, abreviadamente, CCUAN2017, subordinada ao tema “Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”.

A Conferência Científica da Universidade Agostinho Neto (CCUAN) constitui um fórum bienal, inter e multidisciplinar, de partilha do conhecimento e de incentivo à cultura da investigação científica, com o objectivo de divulgar os resultados da investigação científica e tecnológica realizada pelos docentes, investigadores, estudantes e colaboradores da UAN, bem como promover contactos e parcerias entre investigadores e destes com a sociedade.

Inscrições on line em conferencias.uan.ao

 

Conferência Científica 2017


A Universidade Agostinho Neto (UAN) realiza de 27 a 29 de Setembro de 2017  uma Conferência Científica, abreviadamente, CCUAN2017, subordinada ao tema “Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”.

A Conferência Científica da Universidade Agostinho Neto (CCUAN2017) constitui um fórum bienal, inter e multidisciplinar, de partilha do conhecimento e de incentivo à cultura da investigação científica, com o objectivo de divulgar os resultados da investigação científica e tecnológica realizada pelos docentes, investigadores, estudantes e colaboradores da UAN, bem como promover contactos e parcerias entre investigadores e destes com a sociedade.

O evento reflecte a necessidade de tornar públicos os principais resultados da investigação científica realizada pela Universidade Agostinho Neto (UAN), numa perspectiva de extensão e colaboração com a sociedade, na procura de soluções para os problemas locais. A UAN cria assim uma oportunidade de concentrar num só evento investigadores de múltiplas áreas da ciência, tecnologia e inovação. O programa inclui a apresentação de resultados de investigação científica (comunicação oral e poster), a organização de uma mesa redonda para debater os desafios da contribuição da investigação científica para o desenvolvimento de Angola e a realização de dois mini-cursos que visam incentivar a prática da investigação científica e a publicação dos resultados.

Para permitir a divulgação dos resultados da investigação realizada em cada área do saber e suscitar o debate entre os participantes, a conferência estará estruturada em quatro painéis, a saber:

Painel 1 – Ciências Sociais e Humanidades

Painel 2 – Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias

Painel 3 – Ciências Médicas e da Saúde

Painel 4 – Ciências Agrárias e Veterinárias

SUBMISSÃO DE TRABALHOS 

Em cada área do conhecimento poderão ser apresentados trabalhos com as componentes de Pesquisa Básica, Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Experimental.

Os autores devem elaborar os resumos dos trabalhos, a apresentar sob a forma de comunicação oral ou de poster, expondo claramente os objectivos, metodologia, resultados e conclusões. Os resumos dos trabalhos aceites serão compilados numa brochura que será disponibilizada aos participantes da conferência.

Os trabalhos apresentados na Conferência Científica, uma vez transformados em artigos científicos, poderão ser publicados na Revista Científica da UAN.

A elaboração dos resumos deverá obedecer às instruções apresentadas nos documentos disponibilizados no web site da UAN (www.uan.ao).

 COMO PARTICIPAR

A participação ao evento é condicionada a inscrição prévia e ao pagamento da taxa de inscrição. O comprovativo do pagamento da taxa de inscrição deverá ser anexado à ficha de inscrição.

 Taxa de inscrição ao evento:
• 2.000,00 AKZ para estudantes da UAN
 6.000,00 AKZ para docentes e investigadores da UAN
 3.000,00 AKZ para estudantes de outras IES (Instituições de Ensino Superior)
 10.000,00 AKZ para docentes, investigadores e outros profissionais não pertencentes à UAN
Os autores de trabalhos aceites pagam 50% da taxa de inscrição.

INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser feitas presencialmente no Campus Universitário, em Camama, no Gabinete de Informação Científica e Documentação (GICD), ou Online, através do Site da Conferência, respeitando o seguinte calendário:

Data Descrição
22 de Maio de 2017 Início das inscrições dos participantes
30 de Junho de 2017 Fim das inscrições dos participantes
30 de Julho de 2017 Data limite para submissão dos resumos
20 de Agosto de 2017 Divulgação dos trabalhos aceites para apresentação
30 de Agosto de 2017 Data limite para submissão dos textos completos e definitivos dos trabalhos aceites
27-29 de Setembro de 2017 Realização da Conferência Científica

O programa será divulgado após a data limite para a submissão dos textos completos das comunicações.

SECRETARIADO DA CONFERÊNCIA

Coordenador – Professor Domingos Neves Margarida, PhD.

E-mail: domingos.margarida@uan.ao

Coordenador Adjunto – Jesus Tomé, MSc.

E-mail: jesus.tome@uan.ao

CONTACTOS:

Telefone: +244 922 975 710

E-mail: Conferência Científica UAN2017 <cc17@uan.ao>

E-mail: Gabinete de Informação Científica e Documentação <gicd@uan.ao>

E-mail: Departamento de Informação Científica e Comunicação <comunicacao@uan.ao>

5ª EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO DA UAN


A Biblioteca da Universidade Agostinho Neto (UAN) promove e realiza, de 25 a 31 de Maio de 2017,  a 5ª  Edição da   Feira do Livro.

A Feira terá lugar, no Parque de Estacionamento do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia UAN, sita na Avenida Ho Chi Min.

O acto de abertura acontece no dia 25 de Maio, às 09h00 e será presidido, pelo Vice-Reitor para Área Científica e  Pós-graduação, Professor Doutor Pedro Magalhães, seguido do discurso de abertura do Director da Biblioteca Central, Dr. Luís Laerson Neto.

A actividade será marcada igualmente com sessões de autógrafos, dos livros  “Notas Soltas da Minha Vida: Meu Passado, Teu presente, Vol. I e II (Memórias da Luta de Libertação)” do autor Garcia Bires, antigo Vice-Reitor da Universidade de Angola e Actual Embaixador de Angola na China, no dia 26 de Maio, às 10h00; “Informática a Um Click” de Honório Thater, no dia 30 de Maio, às 16h00; “Iniciação à Pesquisa Científica”, de Carlinhos Zassala, no dia 31 de Maio, às 10h00 e a apresentação dos livros do Eng.º Geraldo Ramos, a partir das 12h00, do dia 31.

A Feira do Livro visa integrar a comunidade Académica; facilitar o contacto com a literatura e assim incentivar os hábitos de  leitura; divulgar os trabalhos de autores, editoras, ilustradores e outras pessoas da comunidade envolvidas com o livro e a leitura.

Participarão da Feira do Livro na condição de expositores as Unidades Orgânicas da UAN, livrarias, distribuidoras, editoras e outras entidades envolvidas com o livro e a leitura.

 

 

 

 

Curso de Elaboração de Projectos de Investigação e Desenvolvimento


O Centro de Estudos de o Apoio à Formação, Investigação e Extensão (CEAFIE) da Universidade Agostinho Neto realiza de 29 de Maio a 09 de Junho a 1ª edição do ano de 2017 o Curso de Elaboração de Projectos de Investigação e Desenvolvimento (CEPID).

Estão habilitados a frequentar o Curso todos os docentes e técnicos superiores da Universidade Agostinho Neto mediante o pagamento constante na tabela de taxas e emolumentos, que vigora na UAN desde o ano lectivo 2009, e quadros de outras instituições mediante o pagamento de uma taxa.

Para efectuar as inscrições são exigidos os seguintes documentos:

1 –    Fotocópia do B.I.;

2 –    Ficha de inscrição devidamente preenchida, no caso de formandos da UAN, deverá ser assinada pela direcção da Unidade Orgânica que autoriza a frequentar o Curso e que será entregue no acto da matrícula;

3 –    Fotocópia de conclusão de licenciatura (Diploma ou Certificado).

 Obs: Os documentos constantes nos pontos 1 e 3 deverão ser apresentados no primeiro dia de aulas e são de carácter obrigatório.

Informamos ainda que:

  • A coordenação do Curso está a cargo do Dr Felipe Silva Miranda (924773731);
  • Deve ser apresentado o esboço ou resumo de um projecto de investigação e desenvolvimento que pretenda levar a cabo, enquadrado numa das linhas de investigação do Departamento da Unidade Orgânica com os seguintes elementos: autor, instituição, título, fundamentação, pertinência, objectivos, linhas de investigação e referências bibliográficas;
  • As aulas decorrerão de 2ª a 6ª feira;
  • Os candidatos devem dominar a utilização da informática na óptica do utilizador: processador de texto, folha de cálculo; elaboração de apresentações, navegação na internet e utilização de correio electrónico), pelo que devem possuir um computador portátil.
  • Os candidatos não pertencentes à Universidade Agostinho Neto, mas que querem frequentar o Curso, deverão assinar no acto da matrícula o respectivo contrato.
  • As aulas decorrerão no Laboratório de Apoio a Investigação e Orientação Vocacional (LAIOV) do CEAFIE, das 16:00 às 20:00 horas com uma carga programática de 48 horas lectivas incluindo as defesas dos projectos que terão lugar nos dias a indicar.
  • Informamos ainda que o número de vagas disponíveis para o curso é de 30 participantes, pelo que, é oportuno efectuar a matrícula o mais cedo possível.

As matrículas serão efectuadas de 08 a 26 de Maio nas instalações do Campus Universitário do Camama, Bloco de Física, das 09:00 até 15:00 horas, ou através do seguinte endereço electrónico: ceafie@uan.ao/ ceafie@gmail.com ou maraelly@hotmail.com