Provas Públicas para o Provimento de Categoria de Assistente


A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto em conformidade com o Artigo 53° do Estatuto Orgânico da Universidade Agostinho Neto, do Decreto Presidencial Nº 229/11 de 19 de Agosto, conjugado com ponto 2 do Artigo 7° do Regulamento das Provas Públicas na Universidade Agostinho Neto, torna público que no dia 09 de Novembro do ano em curso realizar-se-ão as Provas Públicas para o Provimento de Categoria de Assistente dos Seguintes Assistentes Estagiários:
⦁ Edson Américo de Almeida Joaquim
⦁ Edson Guilherme de Sousa Melo
⦁ Valdemar da Silva Fonseca
⦁ Lúcia de Purificação Simão Tavira Pereira
⦁ Lévio Carlos Silvestre Magalhães
Mais Informa que as provas terão início às 9h:00 e decorrerão no auditório do Departamento de Arquitectura.

II BIENAL DE DIREITO CONSTITUCIONAL | INSCRIÇÕES ABERTAS


O Centro de Estudos de Direito Público (CEDP) da Universidade Agostinho Neto, no âmbito da sua área de Estudos Constitucionais e Políticos, está a organizar a 2.ª Bienal de Direito Constitucional, subordinada ao tema: “Justiça Constitucional: 9 Anos de Tribunal Constitucional”, que terá lugar no dia 14 de Novembro, no Auditório do Palácio da Justiçaem Luanda.
 
2.ª Bienal de Direito Constitucional é organizada pelo Centro de Estudos de Direito Público da Universidade Agostinho Neto (CEDP) em colaboração com o Tribunal Constitucional e a Associação Angolana de Direito Constitucional (AADC).
 
Cumprindo o caminho iniciado em 2015, esta conferência tem como objectivo criar um espaço de reflexão e debate sobre o constitucionalismo angolano, muito particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento da justiça constitucional, contribuindo, assim, para o estudo da nossa realidade à luz das novas perspectivas do Direito Constitucional.
Informações através do e-mail cedp@uan.ao ou pelo telefone 923 469 249.

VII COLÓQUIO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS


O VII COLÓQUIO  da Faculdade de Ciências Sociais  da Universidade Agostinho Neto (UAN) realiza-se nos dias 25 e 26 de Outubro corrente, subordinado ao tema: Democracia e eleições nos 25 anos de sistema multipartidário em Angola.

Com a abertura prevista para às 8H00 do dia 25 de Outubro, o evento terá lugar no Anfiteatro Principal  da Faculdade de Ciências Sociais.

 São objectivos do VII Colóquio:  promover uma reflexão sobre as profundas transformações políticas ocorridas no Estado e na sociedade angolana nestes 25 anos do processo democratizador; identificar e analisar os grandes avanços e desafios que se colocam ao nosso processo democrático; estimular a análise fundamentada e crítica sobre os processos eleitorais já realizados até hoje e o seu reconhecimento como instrumento útil para a consolidação do processo democrático; partilhar resultados da investigação em Ciências Sociais e Humanas relacionada com os temas do Colóquio; criar oportunidades de diálogo entre as áreas que compõem as Ciências Sociais e Humanas.

O  VII Colóquio  da Faculdade de Ciências Sociais estará estruturado em (5)  cinco painéis, nomeadamente:

Painel 1. Génese e evolução da democracia em Angola;

Painel 2. Processos Eleitorais: Reformas e Transformações;

Painel 3. Sistema eleitoral e qualidade de democracia;

Painel 4. O futuro das eleições e democracia em Angola

Painel 5. Aberto

O Painel Aberto visa acolher às demais propostas de comunicações, que não encontrem enquadramento nos painéis temáticos pré-definidos.

O VII Colóquio é particularmente dedicado aos docentes e estudantes da Faculdade de Ciências Sociais, mas é aberto a participantes oriundos de outras instituições académicas e de representantes de partidos políticos e da sociedade em geral.

A abertura do VII Colóquio será marcada por de uma Conferência inaugural relacionada com o tema geral “Democracia e eleições nos 25 anos de sistema multipartidário em Angola”.

Faculdade de Economia realiza 4ªs Jornadas Técnico-Científicas


A Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (UAN) realiza, nos dias 30 e 31 de Outubro de 2017, as suas 4ªs Jornadas Técnico-Científicas, subordinadas ao lema: ANGOLA: “CONDIÇÕES PARA O CRESCIMENTO DA ECONOMIA”

A abertura terá lugar no dia 30, às 9H00, na  Aula Magna da própria Faculdade.

As 4ªs Jornadas Técnico-Científicas têm como propósito promover e estimular reflexões sobre os “factores primordiais percebidos como alavanca para o crescimento da economia Angolana” e estarão estruturadas quatro (4) painéis, nomeadamente:

I- PAINEL: Caminhos para o crescimento “uma visão estratégica;

II- PAINEL: Políticas económicas voltadas ao fomento da competitividade empresarial;

III- PAINEL: Determinantes fundamentais do crescimento económico de Angola;

IV – PAINEL ABERTO.

Com a realização das Jornadas espera-se colher sugestões de estratégias e acções orientadas para o crescimento da economia; o contributo das universidades no processo da diversificação da economia; a Influência da Banca, do investimento privado nacional e estrangeiro nas políticas voltadas ao crescimento da economia.

CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UAN 2017


No  âmbito da comemoração de mais um aniversário da criação  da Universidade Agostinho Neto, que se assinalou  no dia 28 Setembro, decorre desde o dia 27 de Setembro a Conferência Científica sobre o tema “Investigar para o Desenvolvimento de Angola – Situação actual e Desafios”.

A Conferência tem lugar no Hotel Victória Garden  e encontra-se dividido em quatro (4) painéis, designadamente: Painel 1 – Ciências Sociais e Humanidades; Painel 2 – Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias; Painel 3 – Ciências Médicas e da Saúde; e Painel 4 – Ciências Agrárias e Veterinárias.

O acto de encerramento terá lugar hoje, 29 de Setembro, às 17h30.

CURSO DE QUANTUM GIS – SIG uma ferramenta de SIG acessível a todos


O Centro de Botânica da Universidade Agostinho Neto realizou no dia 25 de Julho, em Luanda, em parceria com a BIOTA-Estudos e Divulgação em Ambiente, um curso intitulado- Introdução ao Quantum GIS- uma ferramenta de SIG acessível a todos.

Presidiu o acto de abertura a Magnífica Reitora da UAN, Maria do Rosário Bragança  Sambo que na oportunidade referiu, “Hoje o sistema de informação geográfica, apresenta-se como uma ferramenta moderna e exequível, que garante aos docentes, Investigadores, Técnicos e estudantes, a identificação e realização do mapeamento da diversidade biológica”. A Magnífica  Reitora referiu ainda que o  “Centro de Botânica e a Faculdade de Ciências da UAN, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, apresentaram em Maio último os finalistas do Curso de Gestão e Governança Ambiental cujas dissertações mereceram a oportunidade de serem apresentadas na Conferência Científica a realizar em Setembro pela UAN. Seguem-se pois a conclusão de vários cursos de mestrados em funcionamento na nossa Universidade e desta forma os Centros de investigação dão um importante contributo para a prossecução dos objectivos estruturantes do Plano Nacional de Formação de Quadros”, destacou.

A Directora do Centro de Botânica Profª Esperança da Costa, destacou a relevância da realização destas ações de formação, por permitirem ir construindo capacidade técnica nacional que possa intervir em Estudos de Biodiversidade e Ambiente e fortalecer a capacidade de identificar, inventariar, monitorar os diferentes gradientes ecológicos em que se traduzem os vários e importantíssimos biomas que Angola possui.

A actividade de formação teve lugar no dia 25 de Julho do corrente ano, na sala MUPA do Hotel FÓRUM em Luanda, participaram nesta actividade docentes e investigadores da UAN, de outras Instituições de Ensino Superior, quadros do Ministério do Ambiente, do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como representantes de Organizações Não Governamentais e Empresas ligadas ao Ambiente.

O curso visou capacitar docentes, investigadores e técnicos, dotando-os de habilidades que permitam identificar a biodiversidade e realizar o mapeamento da diversidade biológica.

O Centro tem ainda agendado para o mês de Novembro a realização de um Workshop sobre Quantum GIS, enquanto ferramenta de apoio, acessível a todos.

Outorga de Diplomas a 1725 novos graduados


1 725  novos graduados pela Universidade Agostinho do ano académico de 2016, nomeadamente, 1606 licenciados e 119 mestres,  receberão os seus Diplomas a partir do dia 18 de Julho de 2017,  em cerimónias sucessivas que terão lugar sob os auspícios de cada Unidade Orgânica até o dia 28 de Julho.

A Cerimónia Central de Outorga de Diplomas será reservada a 34 licenciados, os melhores nos seus cursos ao longo da formação e aos 119 mestres. Terá lugar no Campus Universitário, em Camama, no dia 18 de Julho (Terça-feira), a partir das 09 h00, sob a orientação da Magnífica Reitora da Universidade Agostinho Neto, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo.

Cada Unidade Orgânica realizará a sua cerimónia de outorga de diplomas, obedecendo o seguinte calendário:


  1. FACULDADE DE DIREITO – dia 20/07/2017
    Local: NA FACULDADE DE DIREITO

  1. INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – dia 21/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

  1. FACULDADE DE LETRAS – dia 24/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

  1. FACULDADE DE ECONOMIA – dia 25/07/2017
    Local: No Palácio dos Congressos

  2. FACULDADE DE ENGENHARIA – dia 26/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama


  1. FACULDADE DE CIÊNCIAS – dia 26/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

  1. FACULDADE DE MEDICINA – dia 27/07/2017
    Local : ANFITEATRO DA FACULDADE DE MEDICINA

  1. FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS – dia 28/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

WORKSHOP SOBRE: A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS FITOGENÉTICOS NA REDUÇÃO DA FOME E DA POBREZA


O Centro de Recursos Fitogenéticos (CRF) da Universidade Agostinho Neto (UAN), em parceria com a Fundação Sagrada Esperança,  realizam no dia 24 de Julho de 2017, a partir das 9h00, o Workshop sobre: A Contribuição dos Recursos Fitogenéticos na Redução da Fome e da Pobreza.

A actividade terá lugar, no Anfiteatro “Afonso Van-Dúnem Mbinda” Edifício Kilamba à marginal de Luanda ,  com o objectivo de contribuir para a redução da fome e da pobreza; mostrar a sociedade que há uma necessidade de conservar os recursos fitogenéticos e esclarecer a importância dos recursos fitogenéticos na produção de novas variedades e a sua utilização.

O Workshop estará repartido em dois painéis, nomeadamente: Os recursos fitogenéticos no contexto nacional e internacional e a Conservação, caracterização agromorfológica e utilização dos Recursos Fitogenéticos.

O Centro de Recursos Fitogenéticos foi estabelecido na Faculdade de Ciências em 1990 e inaugurado como o Centro Nacional de Recursos Fitogenéticos em 1998. Há mais de 20 anos o Centro de Recursos Fitogenéticos tem vindo a recolher, conservar e caracterizar recursos genéticos de plantas agrícolas de importância alimentar. Entre as mais de 4180 amostras do material colectado, fazem parte sementes de cereais (o milho, sorgo e milheto), leguminosas, oleaginosas, hortaliças e algumas plantas medicinais.

 

INSCRIÇÕES para o Doutoramento em Ciências Biomédicas


Admissões para a primeira edição do Doutoramento em Ciências Biomédicas da Universidade Agostinho Neto (UAN), 2017/2021

Estão abertas as candidaturas para o Doutoramento em Ciências Biomédicas na Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, aprovado pelo Decreto Executivo N.º 14/17 de 18 de Janeiro do Ministério do Ensino Superior, publicado no Diário da República I Série N.º 9 de 18 de Janeiro de 2017.

O Doutoramento decorrerá de Setembro de 2017 a Setembro de 2021, a cargo do Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica (CEDUMED) da Universidade Agostinho Neto.

Os interessados deverão submeter o respectivo processo de candidatura de 10 de Julho a 10 de Agosto de 2017, fazendo entrega de toda a documentação no Departamento de Investigação Científica e Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UAN (situado no recinto do Hospital Américo Boavida), em papel e em suporte digital, ao cuidado da Secretária do Doutoramento, Dr.ª Elisamã Cardoso.

Constituem habilitações de acesso ao doutoramento os cursos de Licenciatura ou equivalente no ramo das Ciências Biomédicas e afins ou, alternativamente, Mestrado nas mesmas áreas.

Integram o processo de candidatura os seguintes documentos:

Requerimento dirigido ao Decano da Faculdade de Medicina da UAN solicitando admissão ao Doutoramento em Ciências Biomédicas da UAN 2017-2021.

Bilhete de Identidade (nacionais) ou Passaporte (estrangeiros)

Comprovativo acompanhado de Declaração de homologação de estudos para o caso de candidatos que tenham concluído os seus estudos anteriores (Licenciatura/Mestrado) em Angola.

Comprovativo acompanhado de Declaração de reconhecimento de estudos para o caso de candidatos que tenham concluído os seus estudos anteriores (Licenciatura/Mestrado) no exterior do país.

Curriculum vitae, incluindo contactos (um telefónico e um e-mail) e referência pormenorizada e documentada da actividade científica e graus académicos bem como de eventual experiência docente universitária, assim como identificação e contactos da entidade empregadora actual.

Fotografias tipo passe (duas).

Comprovativo de proficiência intermédia na língua inglesa, designadamente para a leitura.

Comprovativo de aptidão em informática na óptica do utilizador, designadamente quanto a motores de busca, gestão de e-mails, processador de texto, folhas de cálculo e bases de dados.

Declaração (formato padrão) em como conhece e aceita a regulamentação e programação, tem condições e disponibilidade para frequentar integralmente esta formação.

Carta de motivação (formato livre) relativamente à frequência deste Doutoramento.

Carta da entidade empregadora autorizando a frequência do doutoramento.

No caso de candidaturas patrocinadas ou custeadas por instituições, o processo de candidatura referido no número anterior deve incluir a respectiva correspondência dirigida ao Decano da Faculdade de Medicina UAN.

Qualquer pedido de informação ou esclarecimento deve ser dirigido a Dr.ª Elisamã Cardoso, Secretária do Doutoramento, através do e-mail biomedicas.uan@gmail.com ou, dentro das horas de expediente, pelo telefone 926523797.

Clique para  baixar:

Doutoramento em Ciências Biomédicas-Decreto Executivo nº14-17 de 18 de Janeiro

Plano curricular do curso-Doutoramento em Ciências Biomédicas

TERMO DE COMPROMISSO-DOUTORAMENTO EM CIENCIAS BIOMÉDICAS DA FMUAN

REGULAMENTO DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS BIOMÉDICAS APROVADO

TAXAS EMOLUMENTOS PROPINAS

EDITAL DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS BIOMÉDICAS FMUAN

Admissões para a primeira edição do Doutoramento em Ciências Biomédicas da Universidade Agostinho Neto (UAN), 2017/2021


Admissões para a primeira edição do Doutoramento em Ciências Biomédicas da Universidade Agostinho Neto (UAN), 2017/2021

Estão abertas as candidaturas para o Doutoramento em Ciências Biomédicas na Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, aprovado pelo Decreto Executivo N.º 14/17 de 18 de Janeiro do Ministério do Ensino Superior, publicado no Diário da República I Série N.º 9 de 18 de Janeiro de 2017.

O Doutoramento decorrerá de Setembro de 2017 a Setembro de 2021, a cargo do Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica (CEDUMED) da Universidade Agostinho Neto.

Os interessados deverão submeter o respectivo processo de candidatura de 10 de Julho a 10 de Agosto de 2017, fazendo entrega de toda a documentação no Departamento de Investigação Científica e Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UAN (situado no recinto do Hospital Américo Boavida), em papel e em suporte digital, ao cuidado da Secretária do Doutoramento, Dr.ª Elisamã Cardoso.

Constituem habilitações de acesso ao doutoramento os cursos de Licenciatura ou equivalente no ramo das Ciências Biomédicas e afins ou, alternativamente, Mestrado nas mesmas áreas.

Integram o processo de candidatura os seguintes documentos:

Requerimento dirigido ao Decano da Faculdade de Medicina da UAN solicitando admissão ao Doutoramento em Ciências Biomédicas da UAN 2017-2021.

Bilhete de Identidade (nacionais) ou Passaporte (estrangeiros)

Comprovativo acompanhado de Declaração de homologação de estudos para o caso de candidatos que tenham concluído os seus estudos anteriores (Licenciatura/Mestrado) em Angola.

Comprovativo acompanhado de Declaração de reconhecimento de estudos para o caso de candidatos que tenham concluído os seus estudos anteriores (Licenciatura/Mestrado) no exterior do país.

Curriculum vitae, incluindo contactos (um telefónico e um e-mail) e referência pormenorizada e documentada da actividade científica e graus académicos bem como de eventual experiência docente universitária, assim como identificação e contactos da entidade empregadora actual.

Fotografias tipo passe (duas).

Comprovativo de proficiência intermédia na língua inglesa, designadamente para a leitura.

Comprovativo de aptidão em informática na óptica do utilizador, designadamente quanto a motores de busca, gestão de e-mails, processador de texto, folhas de cálculo e bases de dados.

Declaração (formato padrão) em como conhece e aceita a regulamentação e programação, tem condições e disponibilidade para frequentar integralmente esta formação.

Carta de motivação (formato livre) relativamente à frequência deste Doutoramento.

Carta da entidade empregadora autorizando a frequência do doutoramento.

No caso de candidaturas patrocinadas ou custeadas por instituições, o processo de candidatura referido no número anterior deve incluir a respectiva correspondência dirigida ao Decano da Faculdade de Medicina UAN.

O Regulamento do Doutoramento e outra documentação relevante está disponível no website da UAN: www.uan.ao

Qualquer pedido de informação ou esclarecimento deve ser dirigido a Dr.ª Elisamã Cardoso, Secretária do Doutoramento, através do e-mail biomedicas.uan@gmail.com ou, dentro das horas de expediente, pelo telefone 926523797.

Faculdade de Medicina da UAN, aos 05 de Julho de 2017

O  Decano da Faculdade de Medicina

Prof. Doutor Santos Morais Nicolau