JORNADAS AGOSTINHO NETO SETEMBRO-2017


A Universidade Agostinho Neto celebra o 95º aniversário do seu patrono e fundador da Nação, Dr. António Agostinho Neto, com um conjunto de actividades de reflexão académica e desportivas, inseridas no “Programa Jornadas Agostinho Neto Setembro 2017”, que vão do dia 15 ao dia 29 de Setembro.

A abertura das Jornadas Agostinho Neto Setembro 2017 acontece no dia 15 (Sexta-feira), às 8H00, na Faculdade de Letras, com um discurso da Reitora, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, seguindo-se a abordagem de três (3) temas, em forma de palestra, sobre “Pensamento Político e Geoestratégico de Agostinho Neto”, pelo professor Doutor Moreira Bastossobre “Neo-realismo na poesia de Agostinho Neto”, pela Drª Kanguimbo Ananás, e sobre “A alma sociológica na poética de Agostinho Neto”, pelo sociólogo Pedro de Castro Maria.

A moderação dos três temas será feita pelo professor Doutor Pedro Magalhães, Vice-Reitor para Área Científica e Pós-Graduação da Universidade Agostinho Neto.

Nos dias 16 e 23 de Setembro haverá actividade desportiva, nomeadamente provas de atletismo e futebol onze, envolvendo  funcionários da Universidade e equipas da Reitoria, das Faculdades  de Ciências, de Engenharia, das Ciências Sociais, de Letras, de Direito, do ISCISA- Instituto Superior de Ciências da Saúde e da ESHOTUR – Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

No mesmo âmbito e em comemoração de mais um aniversário da sua criação, que se assinala a 28,  no dia 27 de Setembro, a Universidade Agostinho Neto dará início à sua Conferência Científica sobre o tema “Investigar para o Desenvolvimento de Angola – Situação actual e Desafios”.

A Conferência terá lugar no Hotel Victória Garden. Reunirá mais de 500 participantes e funcionará em  quatro (4) painéis, designadamente: Painel 1 – Ciências Sociais e Humanidades; Painel 2 – Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias; Painel 3 – Ciências Médicas e da Saúde; e Painel 4 – Ciências Agrárias e Veterinárias.

Até o dia 31 de Agosto, data em que terminaram as inscrições, estavam registadas mais de 200 propostas de comunicações científicas, que estão a ser apreciadas pela Subcomissão Científica da Conferência ara conformar o programa definitivo da Conferência.

CCUAN2017 – Decorre de 27 a 29 de Setembro de 2017, no Hotel Victória Garden


 Universidade Agostinho Neto (UAN) realiza de 27 a 29 de Setembro de 2017, no Hotel Victória Garden, uma Conferência Científica, abreviadamente, CCUAN2017, subordinada ao tema Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”.

 A Conferência Científica da Universidade Agostinho Neto (CCUAN), é um fórum bienal e multidisciplinar de partilha do conhecimento e de incentivo à cultura da investigação científica, com o objectivo de divulgar os resultados da investigação cientifica realizada pelos docentes, investigadores, estudantes e colaboradores da UAN e de outras Instituições de Ensino Superior e de Investigação Científica, bem como promover parcerias na procura de soluções aos problemas locais. Subordinado ao tema: “Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”.

As inscrições são feitas presencialmente no Campus Universitário no Secretariado da Conferência, que funciona junto ao Gabinete de apoio ao Vice-Reitor para a Área Académica e Vida Estudantil, e nas Unidades Orgânicas,   ou Online, através do Site da Conferência: conferencias.uan.ao.

Lembramos que Conferência Científica, abreviadamente, CCUAN2017, subordinada ao tema “Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”, terá lugar de 27 a 29 de Setembro de 2017, no Hotel Victória Garden, estruturada em quatro painéis, a saber:

Painel 1- Ciências Sociais e Humanidades

Painel 2 – Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias

Painel 3 – Ciências Médicas e da Saúde

Painel 4 – Ciências Agrárias e Veterinárias.

CURSO DE QUANTUM GIS – SIG uma ferramenta de SIG acessível a todos


O Centro de Botânica da Universidade Agostinho Neto realizou no dia 25 de Julho, em Luanda, em parceria com a BIOTA-Estudos e Divulgação em Ambiente, um curso intitulado- Introdução ao Quantum GIS- uma ferramenta de SIG acessível a todos.

Presidiu o acto de abertura a Magnífica Reitora da UAN, Maria do Rosário Bragança  Sambo que na oportunidade referiu, “Hoje o sistema de informação geográfica, apresenta-se como uma ferramenta moderna e exequível, que garante aos docentes, Investigadores, Técnicos e estudantes, a identificação e realização do mapeamento da diversidade biológica”. A Magnífica  Reitora referiu ainda que o  “Centro de Botânica e a Faculdade de Ciências da UAN, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, apresentaram em Maio último os finalistas do Curso de Gestão e Governança Ambiental cujas dissertações mereceram a oportunidade de serem apresentadas na Conferência Científica a realizar em Setembro pela UAN. Seguem-se pois a conclusão de vários cursos de mestrados em funcionamento na nossa Universidade e desta forma os Centros de investigação dão um importante contributo para a prossecução dos objectivos estruturantes do Plano Nacional de Formação de Quadros”, destacou.

A Directora do Centro de Botânica Profª Esperança da Costa, destacou a relevância da realização destas ações de formação, por permitirem ir construindo capacidade técnica nacional que possa intervir em Estudos de Biodiversidade e Ambiente e fortalecer a capacidade de identificar, inventariar, monitorar os diferentes gradientes ecológicos em que se traduzem os vários e importantíssimos biomas que Angola possui.

A actividade de formação teve lugar no dia 25 de Julho do corrente ano, na sala MUPA do Hotel FÓRUM em Luanda, participaram nesta actividade docentes e investigadores da UAN, de outras Instituições de Ensino Superior, quadros do Ministério do Ambiente, do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como representantes de Organizações Não Governamentais e Empresas ligadas ao Ambiente.

O curso visou capacitar docentes, investigadores e técnicos, dotando-os de habilidades que permitam identificar a biodiversidade e realizar o mapeamento da diversidade biológica.

O Centro tem ainda agendado para o mês de Novembro a realização de um Workshop sobre Quantum GIS, enquanto ferramenta de apoio, acessível a todos.

Introdução a Quantum GIS-uma ferramenta de SIG


O Centro de Botânica da Universidade Agostinho Neto e a BIOTA – Estudos e Divulgação em Ambiente Lda. Têm a honra de o convidar à participar na acção de formação intitulada ”Introdução a Quantum GIS-uma ferramenta de SIG acessível a todos”.

A formação será leccionada pelo Professor Luís Filipe Sobral Ferreira da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, terá lugar no dia 25 de Julho entre as 8h30 e as 16h45, na Sala Mupa no Hotel Forum, travessa Ho Chi Min.

A Acção de Formação visa capacitar Docentes, Investigadores e Técnicos dotando-os de habilidades que permitam identificar a biodiversidade e realizar o mapeamento da diversidade Biológica.

As Inscrições são feitas enviando os dados Pessoais para os Correios electrónicos: manuelapedro1@hotmail.com/dofrasco@yahoo.com.br

Número de vagas: 40

Centro de Botânica da Universidade Agostinho Neto, aos 20 de Julho de 2017

Avenida Ho Chi Minh, Prédio de CNIC, 1º Andar. Ala Esquerda

Telefone – 914863959 / 923550165

manuelapedro1@hotmail.com/dofrasco@yahoo.com.br

 

Outorga de Diplomas a 1725 novos graduados


1 725  novos graduados pela Universidade Agostinho do ano académico de 2016, nomeadamente, 1606 licenciados e 119 mestres,  receberão os seus Diplomas a partir do dia 18 de Julho de 2017,  em cerimónias sucessivas que terão lugar sob os auspícios de cada Unidade Orgânica até o dia 28 de Julho.

A Cerimónia Central de Outorga de Diplomas será reservada a 34 licenciados, os melhores nos seus cursos ao longo da formação e aos 119 mestres. Terá lugar no Campus Universitário, em Camama, no dia 18 de Julho (Terça-feira), a partir das 09 h00, sob a orientação da Magnífica Reitora da Universidade Agostinho Neto, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo.

Cada Unidade Orgânica realizará a sua cerimónia de outorga de diplomas, obedecendo o seguinte calendário:


  1. FACULDADE DE DIREITO – dia 20/07/2017
    Local: NA FACULDADE DE DIREITO

  1. INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – dia 21/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

  1. FACULDADE DE LETRAS – dia 24/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

  1. FACULDADE DE ECONOMIA – dia 25/07/2017
    Local: No Palácio dos Congressos

  2. FACULDADE DE ENGENHARIA – dia 26/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama


  1. FACULDADE DE CIÊNCIAS – dia 26/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

  1. FACULDADE DE MEDICINA – dia 27/07/2017
    Local : ANFITEATRO DA FACULDADE DE MEDICINA

  1. FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS – dia 28/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

WORKSHOP SOBRE: A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS FITOGENÉTICOS NA REDUÇÃO DA FOME E DA POBREZA


O Centro de Recursos Fitogenéticos (CRF) da Universidade Agostinho Neto (UAN), em parceria com a Fundação Sagrada Esperança,  realizam no dia 24 de Julho de 2017, a partir das 9h00, o Workshop sobre: A Contribuição dos Recursos Fitogenéticos na Redução da Fome e da Pobreza.

A actividade terá lugar, no Anfiteatro “Afonso Van-Dúnem Mbinda” Edifício Kilamba à marginal de Luanda ,  com o objectivo de contribuir para a redução da fome e da pobreza; mostrar a sociedade que há uma necessidade de conservar os recursos fitogenéticos e esclarecer a importância dos recursos fitogenéticos na produção de novas variedades e a sua utilização.

O Workshop estará repartido em dois painéis, nomeadamente: Os recursos fitogenéticos no contexto nacional e internacional e a Conservação, caracterização agromorfológica e utilização dos Recursos Fitogenéticos.

O Centro de Recursos Fitogenéticos foi estabelecido na Faculdade de Ciências em 1990 e inaugurado como o Centro Nacional de Recursos Fitogenéticos em 1998. Há mais de 20 anos o Centro de Recursos Fitogenéticos tem vindo a recolher, conservar e caracterizar recursos genéticos de plantas agrícolas de importância alimentar. Entre as mais de 4180 amostras do material colectado, fazem parte sementes de cereais (o milho, sorgo e milheto), leguminosas, oleaginosas, hortaliças e algumas plantas medicinais.

 

INSCRIÇÕES para o Doutoramento em Ciências Biomédicas


Admissões para a primeira edição do Doutoramento em Ciências Biomédicas da Universidade Agostinho Neto (UAN), 2017/2021

Estão abertas as candidaturas para o Doutoramento em Ciências Biomédicas na Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, aprovado pelo Decreto Executivo N.º 14/17 de 18 de Janeiro do Ministério do Ensino Superior, publicado no Diário da República I Série N.º 9 de 18 de Janeiro de 2017.

O Doutoramento decorrerá de Setembro de 2017 a Setembro de 2021, a cargo do Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica (CEDUMED) da Universidade Agostinho Neto.

Os interessados deverão submeter o respectivo processo de candidatura de 10 de Julho a 10 de Agosto de 2017, fazendo entrega de toda a documentação no Departamento de Investigação Científica e Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UAN (situado no recinto do Hospital Américo Boavida), em papel e em suporte digital, ao cuidado da Secretária do Doutoramento, Dr.ª Elisamã Cardoso.

Constituem habilitações de acesso ao doutoramento os cursos de Licenciatura ou equivalente no ramo das Ciências Biomédicas e afins ou, alternativamente, Mestrado nas mesmas áreas.

Integram o processo de candidatura os seguintes documentos:

Requerimento dirigido ao Decano da Faculdade de Medicina da UAN solicitando admissão ao Doutoramento em Ciências Biomédicas da UAN 2017-2021.

Bilhete de Identidade (nacionais) ou Passaporte (estrangeiros)

Comprovativo acompanhado de Declaração de homologação de estudos para o caso de candidatos que tenham concluído os seus estudos anteriores (Licenciatura/Mestrado) em Angola.

Comprovativo acompanhado de Declaração de reconhecimento de estudos para o caso de candidatos que tenham concluído os seus estudos anteriores (Licenciatura/Mestrado) no exterior do país.

Curriculum vitae, incluindo contactos (um telefónico e um e-mail) e referência pormenorizada e documentada da actividade científica e graus académicos bem como de eventual experiência docente universitária, assim como identificação e contactos da entidade empregadora actual.

Fotografias tipo passe (duas).

Comprovativo de proficiência intermédia na língua inglesa, designadamente para a leitura.

Comprovativo de aptidão em informática na óptica do utilizador, designadamente quanto a motores de busca, gestão de e-mails, processador de texto, folhas de cálculo e bases de dados.

Declaração (formato padrão) em como conhece e aceita a regulamentação e programação, tem condições e disponibilidade para frequentar integralmente esta formação.

Carta de motivação (formato livre) relativamente à frequência deste Doutoramento.

Carta da entidade empregadora autorizando a frequência do doutoramento.

No caso de candidaturas patrocinadas ou custeadas por instituições, o processo de candidatura referido no número anterior deve incluir a respectiva correspondência dirigida ao Decano da Faculdade de Medicina UAN.

Qualquer pedido de informação ou esclarecimento deve ser dirigido a Dr.ª Elisamã Cardoso, Secretária do Doutoramento, através do e-mail biomedicas.uan@gmail.com ou, dentro das horas de expediente, pelo telefone 926523797.

Clique para  baixar:

Doutoramento em Ciências Biomédicas-Decreto Executivo nº14-17 de 18 de Janeiro

Plano curricular do curso-Doutoramento em Ciências Biomédicas

TERMO DE COMPROMISSO-DOUTORAMENTO EM CIENCIAS BIOMÉDICAS DA FMUAN

REGULAMENTO DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS BIOMÉDICAS APROVADO

TAXAS EMOLUMENTOS PROPINAS

EDITAL DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS BIOMÉDICAS FMUAN

Mbanza Congo declarada ‘Património Mundial da Humanidade’


A secular cidade angolana de Mbanza Congo, na província do Zaire, foi candidatada pelo Governo angolano a Património Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sendo a primeira validada no país por aquela Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura.

A decisão de declarar o centro histórico de Mbanza Congo como Património Mundial da Humanidade foi tomada na manhã deste sábado (08.07), durante a 41ª sessão daquela comissão, reunida em Cracóvia, no sul da Polónia, segundo a agência Lusa citando fonte da UNESCO.

O projecto “Mbanza Congo, cidade a desenterrar para preservar”, que tinha como principal propósito a inscrição desta capital do antigo Reino do Congo, fundado no século XIII, na lista do património da UNESCO, foi oficialmente lançado em 2007.

O centro histórico de Mbanza Congo, na província do Zaire, no norte de Angola, está classificado como património cultural nacional desde 10 de junho de 2013, um pressuposto indispensável para a sua inscrição na lista de património mundial.

A candidatura de Angola destacava que o Reino do Congo estava perfeitamente organizado aquando da chegada dos portugueses, no século XV, uma das mais avançadas em África à data.

O património de Mbanza Congo

A área classificada envolve um conjunto cujos limites abrangem uma colina a 570 metros de altitude e que se estende por seis corredores. Inclui ruínas e espaços entretanto alvo de escavações e estudos arqueológicos, que envolveram especialistas nacionais e estrangeiros.

Os trabalhos arqueológicos realizados no local envolveram a medição da fundação de pedras descobertas no local denominado “Tadi dia Bukikua”, supostamente o antigo palácio real.

Passaram igualmente pelo levantamento da missão católica, da casa do secretário do rei, do túmulo da Dona Mpolo (mãe do rei Dom Afonso I, enterrada com vida por desobediência às leis da corte) e do cemitério dos reis do antigo Reino do Congo.

Dividido em seis províncias que ocupavam parte das actuais República Democrática do Congo, República do Congo, Angola e Gabão, o Reino do Congo dispunha de 12 igrejas, conventos, escolas, palácios e residências.

O relatório votado este sábado (08.07) recomenda igualmente a colaboração com outros países na identificação de outros locais e pontos do interesse do antigo Reino do Congo e da rota dos escravos de África para a América, “com potencial” para ser inscrito na lista de património mundial.

Fonte: content_author: Agência Lusa, cvt

Admissões para a primeira edição do Doutoramento em Ciências Biomédicas da Universidade Agostinho Neto (UAN), 2017/2021


Admissões para a primeira edição do Doutoramento em Ciências Biomédicas da Universidade Agostinho Neto (UAN), 2017/2021

Estão abertas as candidaturas para o Doutoramento em Ciências Biomédicas na Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, aprovado pelo Decreto Executivo N.º 14/17 de 18 de Janeiro do Ministério do Ensino Superior, publicado no Diário da República I Série N.º 9 de 18 de Janeiro de 2017.

O Doutoramento decorrerá de Setembro de 2017 a Setembro de 2021, a cargo do Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica (CEDUMED) da Universidade Agostinho Neto.

Os interessados deverão submeter o respectivo processo de candidatura de 10 de Julho a 10 de Agosto de 2017, fazendo entrega de toda a documentação no Departamento de Investigação Científica e Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UAN (situado no recinto do Hospital Américo Boavida), em papel e em suporte digital, ao cuidado da Secretária do Doutoramento, Dr.ª Elisamã Cardoso.

Constituem habilitações de acesso ao doutoramento os cursos de Licenciatura ou equivalente no ramo das Ciências Biomédicas e afins ou, alternativamente, Mestrado nas mesmas áreas.

Integram o processo de candidatura os seguintes documentos:

Requerimento dirigido ao Decano da Faculdade de Medicina da UAN solicitando admissão ao Doutoramento em Ciências Biomédicas da UAN 2017-2021.

Bilhete de Identidade (nacionais) ou Passaporte (estrangeiros)

Comprovativo acompanhado de Declaração de homologação de estudos para o caso de candidatos que tenham concluído os seus estudos anteriores (Licenciatura/Mestrado) em Angola.

Comprovativo acompanhado de Declaração de reconhecimento de estudos para o caso de candidatos que tenham concluído os seus estudos anteriores (Licenciatura/Mestrado) no exterior do país.

Curriculum vitae, incluindo contactos (um telefónico e um e-mail) e referência pormenorizada e documentada da actividade científica e graus académicos bem como de eventual experiência docente universitária, assim como identificação e contactos da entidade empregadora actual.

Fotografias tipo passe (duas).

Comprovativo de proficiência intermédia na língua inglesa, designadamente para a leitura.

Comprovativo de aptidão em informática na óptica do utilizador, designadamente quanto a motores de busca, gestão de e-mails, processador de texto, folhas de cálculo e bases de dados.

Declaração (formato padrão) em como conhece e aceita a regulamentação e programação, tem condições e disponibilidade para frequentar integralmente esta formação.

Carta de motivação (formato livre) relativamente à frequência deste Doutoramento.

Carta da entidade empregadora autorizando a frequência do doutoramento.

No caso de candidaturas patrocinadas ou custeadas por instituições, o processo de candidatura referido no número anterior deve incluir a respectiva correspondência dirigida ao Decano da Faculdade de Medicina UAN.

O Regulamento do Doutoramento e outra documentação relevante está disponível no website da UAN: www.uan.ao

Qualquer pedido de informação ou esclarecimento deve ser dirigido a Dr.ª Elisamã Cardoso, Secretária do Doutoramento, através do e-mail biomedicas.uan@gmail.com ou, dentro das horas de expediente, pelo telefone 926523797.

Faculdade de Medicina da UAN, aos 05 de Julho de 2017

O  Decano da Faculdade de Medicina

Prof. Doutor Santos Morais Nicolau

Nomeada Directora Interina dos Serviços Académicos da Universidade Agostinho Neto


A Magnífica Reitora Universidade Agostinho Neto (UAN), Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, deu posse, no dia 4 de Julho de 2017, a Rita Teca Dala, Ph.D, para exercer o cargo de Directora interina dos Serviços Académicos da Universidade Agostinho, em substituição do Mestre Jesus Tomé, recentemente nomeado Director-Geral do INAAREES – Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior, adstrito ao Ministério do Ensino Superior.

Rita Teca Dala é doutorada pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Havana-Cuba; licenciada em Filosofia pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda e exerceu, até à data da sua nomeação, o cargo de Chefe de Departamento dos Serviços Académicos da UAN.

É docente colaboradora da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto (UAN).

O acto de tomada de posse decorreu numa das salas de trabalho da Magnífica Reitora, tendo sido testemunhado pelos pelos Vices-Reitores para Área Académica e Vida Estudantil e Área Científica e Pós-Graduação, Domingos Neves Margarida e Pedro Magalhães, respectivamente, e por Directores dos Serviços Centrais da Reitoria da Universidade Agostinho Neto.