A Universidade Agostinho Neto graduou, nesta quarta-feira, 26 de Janeiro, o candidato Paulo Deco com o título de Doutorado na especialidade de Gestão, num acto público de Defesa de tese que teve lugar na “Sala Magna” da Faculdade de Economia da UAN, e contou com a transmissão on-line por intermédio das redes sociais.
A tese de Doutoramento subordinada ao tema: “Gestão Sócio-económica no tratamento contabilístico dos custos ocultos: Sua importância na revelação da performance oculta das organizações”, apresenta várias soluções aos problemas vivenciados no “Porto de Cabinda” no domínio da gestão, dentre as quais: avaliação de recursos humanos, absenteísmo laboral e improdutividade organizacional.
Para Paulo Deco, os custos ocultos estão na origem de certas instituições, contraírem avultadas despesas financeiras, pelo facto das recompensas salariais não estarem em conformidade, muitas vezes, com a produtividade dos funcionários. Com isso, recomenda as entidades empregadoras a pautarem pelo cumprimento das normas instituídas em consonância com a Lei Geral do Trabalho, de modos a alavancar a produtividade laboral no seio dos trabalhadores e o desenvolvimento sócio-económico do país.
Na ocasião, a tese foi aprovada pelo corpo de júri presidido pelo Reitor da UAN, Professor Doutor Pedro Magalhães e integrado pelos outros quatro (4) professores, nomeadamente: Doutor José Jordão e Doutor Afonso Zinga (Faculdade de Economia UAN), Doutor Renato Pereira (ISCTE-Universidade de Lisboa) e o Professor Doutor Kianvu Tamu (Universidade 11 de Novembro).