A Universidade Agostinho Neto graduou nesta Quinta-feira,10 de Março, o candidato, Américo António Cuononoca com o título de Doutor em Ciências Sociais na especialidade de Antropologia, num acto de defesa pública que teve lugar no Anfiteatro principal da Faculdade de Ciências Sociais da UAN, em Luanda.
O doutorando Américo Cuononoca apresentou e defendeu a tese subordinada ao tema: “Os !Kung de Angola. História e Dinâmicas Sócio-culturais”. A tese assente ao método Qualitativo apresenta soluções de inclusão social do grupo etnolinguístico “Kung”, que na visão do autor, é o termo correcto de identificação do referido grupo que vulgarmente tem sido designado com termos pejorativos, tais como: Bosquímano, Camussekele e Khoisan. Igualmente visa contribuir para o conhecimento da realidade histórica, sócio-cultural e económica daquele grupo que se encontra localizado no sul do país, nas províncias de Cunene, Cuando Cubango e Huíla, visando o enriquecimento da identidade da cultura nacional.
A Prova Pública durou cerca de 3 horas, tendo destacado o Corpo de júri a actualidade e a relevância do tema, assim como a qualidade da pesquisa, e por unanimidade, aprovou a tese com distinção, atribuindo a classificação final de 17 valores.
O corpo de Júri foi presidido pelo Reitor da UAN, Doutor Pedro Magalhães e integrou mais seis (6) membros, nomeadamente: Doutor Paulo de Carvalho, Doutor Zavoni Ntondo, Doutor Martinho Bangula Katumua, Doutor Manzambi Vuvu Fernando, Doutor Gabriel Bortolami e Doutor Boubakar Namory Keita.
O recém-graduado é deputado à Assembleia Nacional e exerceu o cargo de Director Geral do Museu Nacional de Antropologia (1997-2013).