UAN VENCE 3ª EDIÇÃO DO “MOOT ARBITRAL DE LUANDA”
A Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (FDUAN) conquistou na passada quinta-feira, 25 de Novembro, a 3ª Edição do concurso “Moot Arbitral de Luanda” que teve lugar no auditório da Escola de Administração e Políticas Públicas – ENAPP, em Luanda.
A equipa da FDUAN composta por dez (10) estudantes, somou 91 pontos, ocupando a primeira posição, ao passo que as Universidades Metodista de Angola (com 83 pontos) e Católica de Angola (com 77 pontos) completaram o pódio do concurso que contou com outras quatro instituições nacionais do Ensino Superior, designadamente: Universidade Independente de Angola, Universidade Lusíada de Angola, Universidade Mandume ya Ndemufayo e o Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola.
O Moot Arbitral de Luanda é uma competição entre estudantes universitários angolanos tendo por objecto um litígio fictício a resolver por meio de arbitragem, com o propósito de fomentar a formação de juristas angolanos no domínio da arbitragem, mediante a aprendizagem das técnicas de condução de processos arbitrais e de representação das respectivas partes.
O concurso é organizado conjuntamente pela Ordem dos Advogados de Angola e pelas Sociedades de Advogados Manuel Gonçalves & Associados e Serra Lopes, Cortes Martins Advogados.
O grupo vencedor, coordenado pelo Dr. Abílio Osvaldo Sanyenenge, representa o país na 1ª Edição do concurso de Arbitragem Lusófona “Moot Court Lusófono”, que teve início hoje, dia 2 de Dezembro de 2021, em Portugal. Os concorrentes angolanos participam de forma remota.