A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (FEUAN) acolhe no dia 30 de Julho, às 11h00, a visita do Embaixador da França em Angola, Dr. Daniel VOSGIEN.
O Embaixador da República de França em Angola visitará e doará equipamentos adquiridos pelo Governo Francês, para o Laboratório Fablab (Yetolab), criado em cooperação com a Universidade de Tecnologia de Belfort-Montbéliard (UTBM) e a Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC ), para o apoio ao ensino, investigação e aberto aos actores de inovação e empreendedorismo.
Estarão presentes na visita, a Senhora Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Professora Doutra Maria do Rosário Bragança e o Magnífico Reitor da UAN, Professor Doutor Pedro Magalhães, docentes e outros convidados.
A construção e apetrechamento do laboratório foram possíveis graças ao apoio dos programas de cooperação franceses: o FSP “Empregabilidade dos jovens” (2014-2018) e o FSPI ESR-T ANGOLA “Ensino Superior e Investigação em Tecnologia em Angola” (2020-2021). Com esta segunda fase de investimento, a FEUAN Fablab está agora equipada com todo o equipamento educativo e profissional de ponta necessário para o desenvolvimento de projectos de inovação, com um enfoque na indústria, juntamente com a mecânica, electrónica e TI (a Internet das Coisas IoT).
Estes equipamentos incluem, por exemplo, sistemas de corte e gravação a laser, máquinas de maquinação controladas numericamente para peças pequenas, impressoras 3D de alta capacidade, equipamento electrónico, um sistema de digitalização 3D e equipamento electrónico para prototipagem.
O Yetolab está assim a tornar-se numa parte essencial do ecossistema em desenvolvimento do Ensino Superior e Investigação, oferecendo um espaço propício a projectos tecnológicos inovadores e já demonstrou a sua eficácia em 2020, no início da Pandemia da Covid-19.
Este espaço aberto é também um lugar de inovação para pôr em prática os ensinamentos teóricos e metodológicos dos estudantes, especialmente os do mestrado criado (MESI – Mestrado em Engenharia de Sistemas Industriais) ou (MInESC – Mestrado Inovação e Engenharia de Sistemas Ciberfísicos) em processo de arranque ou mesmo em projectos futuros (mestrado e doutoramento).
UAN – Ensino. Investigação e Produção