A Antropologia é a ciência que estuda o Homem e as relações culturais e sociais que se estabelecem entre indivíduos e ou grupos. Procura perceber a realidade humana analisando os mecanismos de relacionamento humano (ex.: a amizade) e as formas de organização social (ex.: a família).
Dado que a realidade social se apresenta como um vasto campo de estudo, a antropologia acaba geralmente por abordar um ramo particular ou especialidade, nomeadamente: cultural, social, política, do simbólico, do desenvolvimento entre outros.
Dentro de cada domínio de especialização, a antropologia pode desenvolver estudos sobre temas tão diversos como oa integração social das minorias étnicas e culturais, os movimentos migratórios, o aparecimento de novos movimentos religiosos, os fenómenos ligados à pobreza e à exclusão social, o surgimento de novos modelos familiares, a imagem das instituições políticas junto da opinião pública e muitos outros.
Os estudos antropológicos caracterizam-se pela observação directa, quando os investigadores contactam pessoalmente com os indivíduos que pretendem estudar e conversam com eles, mas vai mais além utilizando a observação participante, quando se integram durante algum tempo na vida da comunidade ou grupo em estudo.
A antropologia pode também utilizar conjuntos de perguntas sistematizadas que serão colocados a grupos maiores ou menores de pessoas, segundo uma amostra da população que se pretende estudar, podendo ainda realizar entrevistas mais aprofundadas a determinados indivíduos, assim como à análise documental que consiste na consulta de documentos e fontes de natureza diversa (dados estatísticos, revistas, jornais, livros, etc.).
A antropologia também pesquisa e reúne o conjunto de teorias que dentro da sua área de estudo permitem saber o tipo de informação pertinente, e o modo como deve analisar e interpretar essa informação.
O trabalho em equipa está cada vez mais presente no desenvolvimento da actividade da antropologia que associada a outras ciências tanto sociais como técnicas, tal como a arquitectura, a engenharia, o direito, a história a economia e gestão, psicologia e sociologia, fornece indispensáveis conhecimentos sobre o homem na sua totalidade, isto é sobre a sua Cultura em projectos de combate à pobreza, de desenvolvimento, na gestão de recursos humanos e de pessoas, no reordenamento habitacional, na gestão comunitária e ambiental, etc. O campo de estudo e de trabalho da antropologia é muito vasto e confere aos seus profissionais e estudantes uma visão global do Homem e da Sociedade.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Centros, institutos e outras instituições de
investigação em Ciências Sociais e Humanas; Arquivos de carácter arqueológico
(públicos e privados); Museus; Casas de cultura; Centros de documentação;
Bibliotecas; Áreas de gestão e protecção do património (a nível nacional e
local); Docência (após a conclusão da Agregação Pedagógica); Assessoria ao
Ministério da Cultura; Administração do Estado; Diplomacia; Indústria
culturais; Fundações; Associações e Organizações diversas.