Ciência política é o estudo da política — dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo — ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Os cientistas políticos podem estudar instituições como empresas, sindicatos, igrejas, ou outras organizações cujas estruturas e processos de acção se aproximem de um governo, em complexidade e interconexão.
A ciência política estuda o Estado e as suas relações com os grupos humanos. Estuda, ainda, os agentes políticos internos que lutam pela conquista, aquisição e pelo exercício do poder, ou pelo menos de influencia-lo, visando a satisfação dos seus interesses.
Estuda, também, os agentes políticos internacionais que influenciam ou tentam influenciar o comportamento dos órgãos que no quadro de uma sociedade nacional exercem o poder político máximo.
O Departamento herdou o curso de Ciência Política que estava adstrito ao Departamento de Ciências Sociais da extinta Faculdade de Letras e Ciências Sociais.
A Faculdade de Letras Ciências Sociais foi pioneira em Angola na oferta formativa da Licenciatura em Ciência Política.
O Departamento de Ciência Política conta com vinte e nove (29) professores, dos quais, três (3) Doutores, dezoito (18) Mestres e oito (8) Licenciados.
O Colectivo do departamento constitui uma equipa dedicada e empenhada a marcar passos firmes a um sólido reconhecimento no campo académico, na base de um programa vinculado as tendências da disciplina a nível internacional.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
§Organismos do Estado com vocação
política (órgãos de soberania, autarquias, entre outros);
Grupos de intervenientes na política e na administração pública, central,
regional e local (partidos políticos, entre outros), bem como toda a área
empresarial e de associativismo empresarial;
§Entidades que representam interesses
da sociedade civil perante o Estado (ONG’s, Associações profissionais,
Sindicatos, entre outros);
§Assessoria ou consultoria política e
empresarial;
§Relações públicas e órgãos de
Comunicação Social;