A comunicação ocupa um lugar central nas sociedades contemporâneas. As ciências da comunicação constituem um campo científico e profissional em desenvolvimento e expansão, que se impõe como resposta rigorosa e criativa à grande complexidade das sociedades modernas.
As exigências actuais do mercado de trabalho fazem com que as universidades formem não apenas profissionais com competência académica, mas também profissionais com forte capacidade criativa.
São objectivos do curso de Comunicação Social:
1.Fornecer uma sólida formação na área das ciências sociais e humanas, a par de uma sólida preparação técnica nas áreas de jornalismo, multimédia, marketing e relações públicas;
2.Formar profissionais com formação polivalente e multidisciplinar, com espírito crítico e analítico e com capacidades conceptuais, técnicas e práticas nas áreas da comunicação social;
3.Proporcionar um conhecimento abrangente das tecnologias, técnicas e instrumentos de informação e comunicação;
4.Introduzir um contacto intenso com as novas tecnologias de informação.
Variantes
O curso de Comunicação Social possui três variantes, a saber:
1.Jornalismo
2.Marketing e Relações Públicas
3.Multimédia
Plano Curicular do curso de Comunicação Social
§
1º Ano
A
1º S
2º S
Introdução às C. S. Humanas
x
Teoria da comunicação
x
Sociologia Geral
x
História de África
x
Estatística descritiva
x
Filosofia
x
História dos media
x
Noções de Direito
x
Métodos e P.Inv. C. S. e Humanas
x
Língua Portuguesa - I
x
Língua Inglesa - I
x
Sociologia/comunicação/media
x
Introdução à multimédia
x
Noções de Economia
x
História de Angola
x
Lógica
x
Ética/ deontologia profissional
x
2º Ano
A
1º S
2º S
Métodos de invest. Jornalística
x
Teoria do texto
x
Teoria política
x
Problemas sociais de Angola
x
História Econ.e social de Angola
x
Cultura e literatura angolana
x
Informática Apl.àCom. Social
x
Teoria e prática do jornalismo
x
Língua Portuguesa - II
x
Língua Inglesa - II
x
Língua nacional - I
x
Opinião pública
x
Introdução/marketing/Re. públicas
x
Retórica e argumentação
x
Psicologia social
x
Demografia
x
Sociologia do consumo
x
Variante: Jornalismo
3º Ano
A
1º S
2º S
Jornalismo de investigação
X
Jornalismo online
X
Gestão e administração dos media
X
Assessoria de imprensa
X
Relações internacionais
X
Documentação jornalística
X
Língua Portuguesa – III
X
Língua Inglesa – III
X
Língua nacional – II
X
Técnicas de imprensa e fotografia
X
Téc.de rádio/(prod./ realização)
X
Téc.de televisão (prod. e realiz.)
X
Técnicas de meios audiovisuais
X
Sondagens e inquéritos
X
Projecto
X
4º Ano
A
1º S
2º S
Atelier/Jorn.Esc. Foto-reportagem
X
Atelier de jornalismo radiofónico
X
Atelier/jorn. televisivo e imagem
X
Interacção com o utilizador
X
Análise de discursos mediáticos
X
Seminário de opção - I
X
Seminário de opção - II
X
Seminário de opção - III
X
Seminário de opção - IV
X
Trabalho de fim de curso
X
Possíveis saídas
Os
profissionais da área de Comunicação Social podem trabalhar em meios de
comunicação social, serviços públicos e empresas de todas as áreas de
actividade.
A aprovação
no curso de Comunicação Social confere aos licenciados, a possibilidade de
trabalho nas seguintes áreas:
§Jornalismo (agências de informação, imprensa, rádio e
televisão);
§Assessoria ou consultoria de comunicação;
§Assessoria de imprensa;
§Publicidade e marketing;
§Relações públicas;
§Internet e comunicação interactiva;
§Docência da comunicação empresarial ou institucional,
tanto na educação formal, quanto na educação profissional.
Possíveis saídas
Os profissionais da área de Comunicação Social podem trabalhar em meios de comunicação social, serviços públicos e empresas de todas as áreas de actividade.
A aprovação no curso de Comunicação Social confere aos licenciados, a possibilidade de trabalho nas seguintes áreas:
§ Jornalismo (agências de informação, imprensa, rádio e televisão);
§ Assessoria ou consultoria de comunicação;
§ Assessoria de imprensa;
§ Publicidade e marketing;
§ Relações públicas;
§ Internet e comunicação interactiva;
§ Docência da comunicação empresarial ou institucional, tanto na educação formal, quanto na educação profissional.