A Geodemografia é uma ciência social que resulta da hibridação entre a Geografia Humana e a Demografia e auxiliada por um leque de disciplinas das ciências exactas, tais como a Matemática, a Estatística, a cartografia, os SIG e a Informática. É um curso com enorme orientação pragmática, situando-se na vanguarda das chamadas “Ingenharia Social”, razão pela qual se encontra entre os cursos das Ciencias Sociais mais demandados actualmente. Tal como afirmou Daniel Noin (1993), a “Geodemografia é um campo científico fortemente presente na Geografia que infere uma aproximação espacial aos temas demográficos. Por outro lado, a Demografia Espacial tem um campo de preocupações mais próxima a da Demografia Estatística. De qualquer modo […], é necessário compreender a distribuição espacial (população urbana-rural, sistemas de povoamento…), o estudo das estruturas demográficas, socioculturais e socioeconómicas, assim como o estudo da dinâmica demográfica (fecundidade, mortalidade, migrações internas, migrações externas) (D. Noin, 1993 in P. Reques, 1997: 228)”.
O QUE FAZ?
A Geodemografia, tal como sucede com outras Ciencias Sociais Humanas, procura encontrar soluções para os diferentes problemas do nosso país e não só e, contribuir significativamente no seu desenvolvimento. O acelerado crescimento demográfico a nível mundial, e em particular nos países em vias de desenvolvimento; a grande mobilidade espacial das populações dentro dos estados ou transpondo as fronteiras internacionais; o violento crescimento urbano e suas consequências na estrutura socioespacial das cidades; o deterioro do meio ambiente; a concentração da população e das actividades produtivas e de serviços em espaços cada vez mais reduzidos; o aumento dos desequilíbrios territoriais; a persistência da pobreza e da desigualdade, etc., são alguns dos múltiplos problemas da actualidade que os investigadores em Geodemografia tratam de abordar e encontrar premissas que possam contribuir na tomada de decisões e planificação de políticas sociais e de actividades produtivas a diferentes escalas territoriais. É um curso com uma grande aplicação prática em áreas de ordenamento territorial, planificação regional, urbanismo e gestão ambiental; Produção e gestão de estatísticas demográficas, sociais e económicas. Ccontempla três opções: Geografia Humana; Demografia e Estatísticas Sociais.
Perfil profissional
Os licenciados formados em Geodemografia apresentam as seguintes qualidades:
·Altas competências científicas no domínio da sua formação e no campo dos estudos das ciências sociais de um modo geral, capaz de estudar e interpretar cientificamente e para os fins da sua aplicabilidade os fenómenos sociais e culturais, através da pesquisa fundamental e aplicada;
·Quadros superiores com uma base profissionalizante assegurada que lhes permita integrar o mercado profissional tendo em conta o estágio a realizar nos últimos anos curriculares e que os deverá familiarizar com diversos sectores de trabalho;
Fomentar as habilitações e interesse para o prosseguimento da formação avançada, nomeadamente para o nível de pós-graduação (Mestrado ou Doutoramento) numa das opções de Geodemografia.
Os
Licenciados em Geodemografia estão capacitados a exercer actividades nas áreas
das três opções, habilitando-os para:
·Trabalhar
em instituições públicas ou privadas em áreas relacionadas com Gestão de
questões populacionais, territoriais e
estatísticas sociais;
·Conceber
e executar programas e projectos
sobre Planeamento
e Ordenamento do Território; Planeamento Urbano; Gestão ambiental;
Desenvolvimento Rural; Produção e análise de dados demográficos,
socioeconómicos, espaciais; etc;
·Leccionar
disciplinas relacionadas com as ciências sociais, nomeadamente Geografia
Humana, Geografia Económica, Demografia; Estatística Aplicada às Ciências
Sociais, etc., em escolas de nível
secundário e superior, públicas e privadas;
·Investigação
científica em áreas de Geodemografia; Direcção de serviços de promoção turística
pública e privada;
·Direcção
dos serviços de estatística em instituições públicas e privadas;
·Consultores
em Instituições vocacionadas com a produção e avaliação de projectos de
desenvolvimento social, Políticas de desenvolvimento rural ou local e de
desenvolvimento regional.