PRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE LUANDA EM FASE DE CONSTRUÇÃO
Na manhã desta terça-feira, 5 de agosto, o Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, realizou uma visita de constatação às obras do Hospital Universitário de Luanda, localizado no Campus Universitário de Camama.
Acompanhado por uma comitiva governamental composta por ministros, secretários de Estado e responsáveis do sector da saúde e ensino superior, o Chefe de Estado percorreu as instalações do futuro hospital, cuja construção teve início em 2022. A previsão é que as obras estejam concluídas até ao final de 2026.
Durante a visita, o Reitor da Universidade Agostinho Neto (UAN), Professor Doutor Pedro Magalhães, destacou a importância estratégica da unidade hospitalar:
“Teremos uma unidade para a diferenciação e capacitação dos técnicos, incluindo os nossos docentes. Devemos olhar para esta unidade, não apenas para a Universidade Agostinho Neto, mas como um centro de formação de quadros para todas as instituições de ensino secundário e de ciências da saúde”, afirmou.
O Reitor sublinhou ainda o duplo papel do hospital universitário, que aliará a formação académica e a investigação científica à prestação de cuidados médicos à população:
“A nossa ideia é prestar também assistência, ao mesmo tempo aliada à investigação científica do quadro. A medicina faz-se sempre quando há contacto permanente com as questões da população”.
A infraestrutura contará com várias valências, entre elas um bloco de urgências, unidade de imagiologia, consultas externas, bloco operatório com quatro salas preparadas para cirurgias ortopédicas, unidade de endoscopia, enfermarias, cuidados intensivos e uma unidade especializada em doenças infectocontagiosas com internamento para casos de isolamento.
Estão ainda previstos diversos serviços de apoio, como morgue, farmácia, laboratórios, serviços administrativos, comunicações e áreas de aprovisionamento de material médico e não médico. A questão da acessibilidade também está contemplada, com destaque para a ligação viária pela Estrada da Sapú e zonas de estacionamento.
A visita contou igualmente com a presença do Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira, da Vice-Reitora para os Assuntos Académicos da UAN, Doutora Fernanda dos Santos Benedito, do Vice-Reitor para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação, Doutor João Júnior Baptista, da Decana da Faculdade de Medicina, Doutora Maria Fernanda Monteiro, da Vice-Decana para os Assuntos Científicos, Doutora Ema Fernandes, e do Vice-Decano para os Assuntos Académicos, Doutor Joaquim Van-Dúnem.
O Hospital Universitário de Luanda surge como uma resposta concreta à necessidade de fortalecer o sistema nacional de saúde e potenciar a formação prática e científica dos profissionais do sector, num esforço conjunto entre o Executivo e a Universidade Agostinho Neto.
Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação da UAN, aos 05 de Agosto de 2025.
O Director
Vicente Lopes
Compartilhe:
Pesquise Notícia
Posts Recentes
7
Ago,
2025
Comunicado "exames de acesso"
6
Ago,
2025
Comunicado "cerimónia de outorga de diplomas"
1
Ago,
2025
Uan recebe delegação moçambicana no âmbito da avaliação externa dos cursos stem
1
Ago,
2025
Workshop sobre matemática aplicada marca comemorações dos 50 anos da independência de angola na uan
1
Ago,
2025
Ministro do ensino superior ausculta desafios e propostas na faculdade de engenharia da uan