A FACULDADE DE EDUCAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA SESI-SP ATRIBUI TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA A DOCENTE DA UAN

research
  • 28 nov
  • 2024

O docente da Universidade Agostinho Neto(UAN),  Professor Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata foi distinguido como o Título de Doutor Honoris Causa, pela Faculdade de Educação do Serviço Social da Indústria de São Paulo- SESI-SP, durante a 20ª cerimónia da Mostra Internacional do Cinema Negro- MICINE, que decorreu no dia  22 de Novembro, nas instalações do Teatro do SESI-SP, no Brasil.

A atribuição do Título de Doutor Honoris causa ao Doutor Orlando da Mata, visou reconhecer o seu esforço em promover a cooperação e troca de experiências entre Universidades e Institutos Superiores de Língua Portuguesa, estimulando desta forma a investigação e o intercâmbio de docentes e estudantes.

A 20ª edição da Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE) é projeto académico e cultural que se consolidou como fórum de debate sobre o cinema afro e as questões étnico-raciais no Brasil. A MICINE visa promover a inclusão da cultura negra e valorizar a representatividade afrodescendente no cinema.

O Doutor Orlando da Mata nasceu em Saurimo, licenciou-se em Agronomia e concluiu o mestrado em agroquímica e Protecção de Plantas na Martin Luther University-Halle/Witengerg, Federal Republic of Germany, em 1987. Em 1993, concluiu o Doutoramento em Nutrição de Plantas, no Institute of Tropical Agronomy of the University of Leipzig, Federal Republic of Germany.

Exerceu funções como Decano na Faculdade de Ciências  da UAN, como Vice Ministro da Ciência e Tecnologia da República de Angola. Desempenhou o cargo de Reitor da UAN, no mesmo ano em que cessou as suas funções na referida instituição, desempenhou o mesmo cargo na Universidade Mandume Ya Ndemufayo de 2015 a 2022 ,  também  desempenhou o papel de Presidente do Conselho  Administrativo da Associação das Universidades de Língua Portuguesa- AULP, actualmente ocupa o cargo de Presidente do Conselho Administrativo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sonangol desde 2022.

Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação, aos 28 de Novembro de 2024.

Últimas Notícias