DOCENTE DA UAN PUBLICA ARTIGO CIENTÍFICO NA REVISTA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO

research
  • 14 abr
  • 2023

A Professora da Escola de Hotelaria e Turismo- EHOTUR da Universidade Agostinho Neto, Dra. Gracieth de Sousa Mateus Leandro publicou, em parceria com a Doutora Esperança Ferraz da Universidade de Luanda, um artigo científico na Revista Brasileira de Desenvolvimento (BJD) subordinado ao tema: “As zungueiras – pequenas empreendedoras: Uma estratégia de empoderamento das mulheres nas zonas suburbanas e urbanas”.

Para melhorar o quadro socio-económico das vendedeiras ambulantes em Luanda, as autoras defendem que o governo deve criar programas de formação (de gestão e empreendedorismo) para as zungueiras que tenham o ensino de base, com intuito delas aprenderem a criar planos de negócios para solicitação de crédito e programa de alfabetização para aquelas que não têm instrução. Igualmente, criar políticas públicas que incentivam os empresários nacionais e estrangeiros a apostarem no sector primário e secundário para o desenvolvimento económico e diminuir o nível de desemprego.

O artigo publicado no passado dia 6 de Abril de 2023, teve como objectivo compreender como é desenvolvida a actividade comercial das mulheres zungueiras no município de Talatona, em Luanda.

Gracieth Leandro é Mestre em ciências Empresariais, Escritora e Investigadora nas áreas de Ciências Sociais e Económicas, em Julho do ano passado publicou o “Manual de Empreendedorismo”.  Actualmente, exerce o cargo de Chefe de Departamento de Investigação Científica da EHOTUR, sendo Professora universitária a mais de seis (6) anos.

A Revista Brasileira de Desenvolvimento (BJD) é editada pelas Revistas Brasileiras Publicações de Periódicos e Editora Ltda. Vocacionada a publicação de artigos que apresentam contribuições originais, empíricas e teóricas de maneira a contribuir com o debate académico.

Últimas Notícias