No âmbito das atividades de cooperação acadêmica e científica entre a Universidade Agostinho Neto (UAN) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizadas de 10 à 14 de fevereiro, o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) recebeu na quinta-feira os representantes de ambas as instituições de Ensino Superior para um encontro de cooperação. O encontro ocorreu no Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, onde os representantes da UAN e da UFRJ foram recebidos para uma sessão de cooperação.

A sessão contou com a presença da Doutora Fernanda dos Santos Benedito, em representação o Magnífico Reitor da UAN, Professor Doutor Pedro Magalhães , do Pró-Reitor para Cooperação e Extensão, Doutor Sabino do Nascimento, da Decana da Faculdade de Ciências Naturais, Doutora Maria Amélia da Silva, e de diretores do Ministério. A delegação da UFRJ foi liderada pelo Diretor da Cooperação, Prof. Doutor Papa Matar Ndiaye, e contou tambémcom a participação da Prof.ª Doutora Ângela Maria Cohen Uller, do Prof. Doutor Leonardo Uller e do Cônsul de Angola no Brasil, Doutor Mateus Miranda. O Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) também esteve representado.

O evento teve início com palavras de boas-vindas da Direção do MINREMPET, seguidas da apresentação dos representantes da UAN e da UFRJ. Durante a sessão, foram discutidos os pontos centrais da cooperação, apresentados pela Prof.ª Doutora Ângela Maria Cohen Uller e pelo Prof. Doutor Papa Matar Ndiaye.

O MIREMPET reforçou o compromisso de apoio à implementação do programa de cooperação apresentado pelas Universidades, reconhecendo a relevância dos projetos para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

A actividade culminou com um encontro, realizado na sexta-feira 14, no campus da UAN, onde a UAN e a UFRJ reuniram-se para fazer o balanço geral das actividades realizadas ao longo das visitas, no intuito de discutir os próximos passos para a implementação dos projetos conjuntos.

A sessão final foi aberta pela Doutora Fernanda Benedito, que, em representação do Magnífico Reitor da UAN, deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu o empenho de ambas as instituições na cooperação.

Estiveram presentes no encontro o Pró-Reitor para Cooperação e Extensão da UAN, o Pro-Reitor para Gestão do Campus, a Decana da Faculdade de Medicina, a Directora de Investigação Científica, Inovação, Empreendedorismo e Pós-Graduação, o Director do Gabinete de Relações Internacionais da UFRJ, do Cônsul de Angola no Brasil e o Decano da Faculdade de Engenharia do ISPTEC. Entre os principais objectivos debatidos para a materialização dos projectos, destacam-se:

• Criação de um Centro de Desenvolvimento e Pesquisa em Fertilizantes;

• Operacionalização dos laboratórios de Química, Biologia e Genética;

• Criação de um Laboratório para Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes;

• Criação de Laboratórios de Petroquímica, Análise de Combustível e Geologia;

• Formação Pós-Graduada para docentes da UAN;

• Elaboração de projetos conjuntos para mobilização de recursos;

• Identificação de pares para publicações científicas de impacto.

Assim, o desfecho das actividades da cooperação entre a UAN e a UFRJ culminou com a assinatura do protocolo de cooperação entre ambas as instituições.

O programa da missão contou com a participação do Instituto Superior Politécnico de Tecnologia e Ciências (ISPTEC) e dois ministérios, sendo o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, e o Ministério da Agricultura.

Deste modo, o balanço das actividades reafirmou a importância da parceria entre a UAN e a UFRJ, destacando o compromisso das universidades com a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico e tecnológico.