A Universidade Agostinho Neto (UAN) realizou na manhã de 08 de Outubro, a Cerimónia de Abertura do Ano Acadêmico 2024/25, que teve lugar no Auditório do Campus Universitário, Camama.
Na ocasião o Reitor da UAN , Professor Doutor Pedro Magalhães, na sua mensagem de boas vindas, para abertura do Ano Académico, dirigiu-se aos presentes, espelhando o que se pretende para o novo ano académico. “Devemos engajar esforços para que a UAN cresça e todos envolvidos na academia possam crescer e estar entre os melhores. Cada ano académico é sempre um grande desafio tendo em conta a melhoria do Ensino superior, mas apesar das dificuldades esperamos que seja um ano bastante produtivo não só para os estudantes mas também para os docentes e investigadores na produção do conhecimento".
A Cerimónia contou com a intervenção da Vice-Reitora para os Assuntos Académicos da UAN, Doutora Fernanda dos Santos Benedito, que apresentou o Balanço dos Exames de Acesso 2024/2025, na qual enfatizou os dados mais relevantes do referido processo. Durante o certame, Doutora Fernanda Benedito mencionou igualmente os 22 melhores candidatos admitidos e deixou uma mensagem aos recém admitidos "Esperamos que encontrem na UAN professores e colegas que adicionem mais valor, aos vossos valores e virtudes, que consigam consolidar um edificante saber que vos distinga e seja uma marca indelével da vossa passagem pela UAN”, concluiu.
O acto foi igualmente marcado pela intervenção da Presidente da Associação de Estudantes da UAN, Yolanda Domingos, que encorajou os recém admitidos a manterem o foco nos estudos para que alcancem os seus objetivos “É preciso saber que a transição do Ensino Médio para o Superior, acarreta responsabilidades, e um novo ciclo começa em vossas vidas. Enquanto jovens, sejam proativos, comprometidos, competitivos, solidários, humildes e tenham a mente aberta para aprender e empreender, pois, são estes os valores que irão favorecer a nossa vida académica e profissional” enfatizou a Presidente.
O acto solene foi marcado com a apresentação extraordinária da aula de Sapiência, proferida pela docente da Faculdade de Ciências Sociais e Directora do Arquivo Nacional de Angola, Doutora Constança de Ceita com o tema: “Um exercício de Interdisciplinaridade e Transculturalidade: o caso de Agostinho Neto”.
A Comunidade Académica da UAN, e os distintos convidados foram abrilhantados por vários momentos, dentro eles, música, oração de sapiência e baptismo dos caloiros, como um dos momento mais alto do evento.
Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação da UAN, em Luanda, 09 de Outubro de 2024.
O director
Vicente Lopes